Benfica, Póvoa, Illiabum, Imortal e CAB seguem na Taça
Encontros dos “oitavos” da Taça de Portugal Alfaloc

Competições
11 DEZ 2022
Os oitavos de final da “prova rainha” do basquetebol nacional continuaram este domingo com cinco embates de norte a sul do país.
No jogo grande da eliminatória, o SL Benfica recebeu e venceu o FC Porto por 97-93 num encontro com emoção e incerteza até aos instantes finais. Ambas as equipas colocaram em campo a sua intensidade e foram trocando lideranças ao longo dos 40 minutos. As “águias” estiveram melhor mas viram os “dragões” responder no segundo período.
O equilíbrio continuou até final, altura em que o emblema lisboeta mostrou sangue-frio e conquistou o apuramento para a fase seguinte. Aaron Broussard (24pts, 4ast), Terrell Carter II (22pts, 11res, 1rb, 1dl) e Toney Douglas (17pts, 4res, 10ast, 3rb) comandaram o Benfica, enquanto Max Landis mostrou a sua capacidade ofensiva e conclui o jogo com 30 pontos, dois ressaltos, quatro assistências e zero perdas de bola.
A jogar em casa, o CD Póvoa ESC Online ultrapassou a oposição do Galitos Barreiro por 77-62, um jogo em que o emblema primodivisionário não entrou da melhor forma, mas passou para a dianteira no segundo quarto e não mais a perdeu.
Diogo Gomes (21pts, 1res, 1ast) evidenciou-se no conjunto vencedor. No emblema da margem sul do Rio Tejo, Tamyrik Fields (15pts, 8res, 3ast, 2rb) foi o mais esclarecido.
Já em Ílhavo, o Illiabum Clube, da Proliga, surpreendeu a UD Oliveirense, da Liga Betclic Masculina, e triunfou por 79-75. Num embate de emoção até final e no qual ambas as equipas procuraram a passagem aos “quartos”, as trocas no marcador foram contantes.
Os visitantes entraram melhor, mas a resposta do Illiabum não demorou. A luta pelo controlo do jogo continuou até final, altura em que o Illiabum passou para a frente e conseguiu a vitória frente ao atual 5.º classificado da Liga Betclic Masculina. Vante Hendrix (25pts, 6res, 3ast, 2rb, 1dl) e Diogo Runge (22pts, 6res, 1ast) estiveram em destaque na equipa da casa.
O Imortal LUZiGÁS superiorizou-se na receção ao Sangalhos DC Boomerang e também carimbou a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal Alfaloc. O conjunto algarvio esteve sempre na liderança e foi construindo a sua vantagem ao longo dos 40 minutos sem nunca permitir que os visitantes se aproximassem.
Spencer Littleson (20pts, 2res, 2ast, 2rb) e Joshua Ferguson (12pts, 9res, 3rb) comandaram a equipa de Albufeira, enquanto Leonel Paulo (18pts, 4res, 1rb, 2dl) foi o mais esclarecido no Sangalhos.
O CAB Madeira avança para os quartos de final da Taça de Portugal Alfaloc após derrotar (109-91) o Vitória SC na deslocação a Guimarães. A equipa visitante esteve sempre na frente do marcador e chegou a vencer por 25 pontos de diferença, em parte graças à eficácia no lançamento exterior (18 em 33).
A figura do jogo foi Michael Almonacy, do CAB Madeira, que terminou com 37 pontos, cinco ressaltos, quatro assistências e seis roubos de bola. Anthony Roberts (24pts, 5res, 3ast) foi o melhor marcador do Vitória.