Benfica vence em casa

O SL Benfica, depois do triunfo conseguido em Oliveira de Azeméis (77-68) no Troféu António Pratas – Liga, já levava vantagem para ser primeiro de um grupo composto apenas por estas duas equipas.

Competições
20 SET 2015

O jogo disputado este domingo, no Pavilhão Fidelidade confirmou o maior favoritismo dos encarnados, já que voltaram a bater a formação de Oliveira de Azeméis, mas por números ainda mais equilibrados (71-64). Exceção feita ao 1º período, onde os encarnados foram claramente superiores, os restantes três períodos foram bastante mais equilibrados.

 

Os benfiquistas começaram o encontro com uma enorme inspiração ofensiva, com os 23 pontos anotados a permitirem uma vantagem de nove no final do 1º período (23-14). Não que tenha melhorado muito do ponto de vista defensivo, mas a subida de rendimento ofensivo por parte da Oliveirense permitiu-lhe equilibrar o jogo até ao intervalo, mas como o Benfica a recolher aos balneários a vencer por onze pontos (44-33).

 

A Oliveirense recusou-se sempre a entregar o jogo e a sua boa reação no recomeço da etapa complementar fê-la chegar à diferença mínima (50-51) a dois minutos do final do 3º tempo. Um triplo providencial de Dequan Cook, estreia oficial no Benfica, cortou o bom momento dos visitantes, com os benfiquistas a entrarem no derradeiro período com uma almofada pontual de seis pontos para gerir (56-50).

 

Nos derradeiros 10 minutos os comandados de José Ricardo Neves mantiveram-se sempre por perto no resultado, mas a verdade é que campeões nacionais em nenhum momento sentiram em perigo a sua liderança, controlando sempre a marcha do marcador por curtas, mas importantes, vantagens pontuais.

 

Os encarnados dominaram a luta das tabelas (37-29), onde o destaque vai para os 16 ressaltos ofensivos conquistados durante o encontro. As duas equipas equivaleram-se nas percentagens de lançamento de campo, ligeira vantagem da Oliveirense de 3 pontos, mas foi a linha de lance-livre que fez a diferença. Não tanto pelas percentagens, mas sim pelos 35 lances-livres, converteu 24 (68.6%), conquistados pelo Benfica.

 

Carlos Andrade (6 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola) somou 14 pontos, tantos quantos Marco Loncovic (4 ressaltos e 1 assistência), em mais uma exibição consistente e eficaz de Fred Gentry (11 pontos e 5 ressaltos) ao serviço do Benfica.

 

O capitão João Abreu (15 pontos, 4 assistências e 2 ressaltos) esteve a muito bom nível, ainda que o melhor marcador da Oliveirense tenha sido James Ellisor, autor de 19 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola.

Competições
20 SET 2015

Mais Notícias