Bola ao ar
Aproxima-se o começo de uma nova era no basquetebol português. Sábado, pelas 16 horas, em Ílhavo, Illiabum e FC Porto Ferpinta são os primeiros a entrar em acção numa realidade que compreende dois campeonatos distintos (Liga Portuguesa de Basquetebol e Proliga) mas que, a exemplo do que já sucedeu no passado, engloba jornadas cruzadas, com os resultados obtidos nesses embates a contarem para as respectivas classificações.

16 OUT 2008
É precisamente com uma jornada cruzada que arranca a temporada. Ao todo serão 11 jogos (nove no sábado e dois no domingo) e não 12 como inicialmente estava previsto. O Galitos FC, do Barreiro, não alinha nesta primeira ronda porque, como já foi divulgado, o Lusitânia dos Açores não conseguiu cumprir os requisitos necessários para alinhar na prova. Quer isto dizer que, em todas as jornadas (cruzadas ou da LPB), uma equipa vai folgar.
Illiabum e FC Porto, velhos conhecidos de muitas lutas na principal prova do calendário nacional, serão os primeiros a encestar esta temporada. A equipa local, recente vencedora da Zona Norte do Torneio António Pratas da Proliga, recebe a visita de um dos mais sérios candidatos à conquista do título na LPB. Porém, é preciso ter em atenção que a equipa agora orientada por Júlio Matos não pode contar com o contributo de três internacionais portugueses: Paulo Cunha, Nuno Marçal e João Figueiredo, todos a contas com problemas físicos.
Às 16.30 horas começam mais duas partidas. Na Maia, a atracção chama-se Casino Ginásio, onde volta a figurar o base José Costa, fulcral nas últimas partidas da Selecção Nacional na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2009. Já em Barcelos, o Basquete local recebe a visita do Vagos.
Pelas 17 horas, em Ponte de Sôr, o Eléctrico faz a sua estreia ao mais alto nível perante o Benfica. Henrique Vieira, técnico dos encarnados, comanda uma equipa forte, bastante reforçada (destaque para o regresso ao basquetebol nacional dos internacionais Sérgio Ramos e João Santos) e que parte para a nova temporada com o objectivo claro de alcançar o título. Para já, venceu a Zona Sul do Torneio António Pratas da LPB.
Quem também entrou a vencer na primeira competição da época foi a Académica (Zona Centro da LPB) que, com início igualmente agendado para as 17 horas, actua em Queluz.
Pelas 17.15 horas, na Tapadinha, o Atlético – única equipa sem estrangeiros nas duas ligas – recebe a Física de Torres Vedras, equipa que a temporada passada surpreendeu ao ganhar a Proliga, eliminando o Benfica nas “meias” e superiorizando-se ao V. Guimarães na final.
Em Angra do Heroísmo, pelas 17.30, teremos um duelo entre formações insulares. O Angra/Palmeiraspark defronta o CAB Madeira SAD. Meia hora mais tarde, no Seixal, a equipa da casa mede forças com o V. Guimarães, equipa que brilhou na temporada passada ao conquistar a Taça de Portugal (deixando pelo caminho Ovarense e FC Porto) e ao atingir a final da Proliga.
A fechar as partidas marcadas para sábado, pelas 21 horas, na Bairrada, será a vez do Aliança/Sangalhos defrontar o Barreirense/UNILOGOS.
A ronda conclui-se no domingo, dia 5, com mais dois jogos. O Esgueira/Oli recebe, pelas 15.30, o Belenenses, enquanto às 16, Sampaense/Tecoimbra e Ovarense Dolce Vita disputam uma das partidas mais aguardadas da jornada. Depois de ganhar a Zona Centro do Torneio António Pratas da Proliga, a formação de São Paio de Gramaços recebe a visita da poderosa equipa vareira, agora liderada por Mário Leite e que conta nas suas fileiras, por exemplo, com os internacionais portugueses Miguel Miranda, Nuno Cortez e Mário Fernandes (está de regresso ao basquetebol português, depois da passagem por Espanha).