CAB contrata Tamara Milovac
A Direcção do Clube Amigos do Basquete (CAB) acaba de anunciar a contratação da atleta Tâmara Milovac para a época desportiva 2011/2012.
Atletas | Competições
2 MAI 2011
A contratação anunciada, que resulta de diálogos mantidos entre a Direcção do Clube e os representantes da atleta, constitui o primeiro grande reforço da equipa insular para a próxima época e revela uma aposta clara no aumento da competitividade do plantel feminino do CAB.
Tamara Milovac tem 25 anos, 1,88 metros de altura e nasceu na Sérvia a 31 de Janeiro de 1986. A atleta é detentora de passaporte português, sendo filha do antigo futebolista do Salgueiros Stevan Milovac, que passou pela Madeira como treinador adjunto do Clube de Futebol União.A sua formação foi feita em Portugal, actuando no Santarém Basket na época de 2005/2006, antes de partir para o basquetebol espanhol. Na época 2010/2011, Tamara Milovac regressou a Portugal para representar o Torres Novas, adversário do CAB na primeira eliminatória do ‘playoff’ da época 2010/2011, registando, na série de jogos disputados, as seguintes médias: 12,5 pontos por jogo, 8 ressaltos por jogo, 50% de aproveitamento nos lançamentos de dois pontos e 88% de aproveitamento nos lançamentos livres. Ao longo da sua carreira, Tamara Milovac também representou várias selecções nacionais dos diferentes escalões etários, integrando, igualmente, os Centros de Alto Rendimento do Jamor. Neste momento a Tamara encontra-se ao serviço da Seleção Nacional com vista à participação na fase de qualificação para o Campeonato da Europa que se disputará de 5 a 11 de Junho.De acordo com João Paulo Silva (Juca), treinador da Equipa Sénior Feminina do CAB, “A Tamara possui um lançamento eficaz em zonas próximas do cesto e boa capacidade ressaltadora. A sua estatura permite tirar vantagem nos movimentos interiores, podendo assim colmatar uma das maiores dificuldades expressas pela equipa ao longo da época 2010/2011. Além disso, a Tamara tem uma margem de progressão grande, podendo evoluir nos movimentos de um-contra-um de frente para o cesto, bem como no lançamento longo.”Para além destes factores, Juca também refere: “A contratação da Tamara é um dos primeiros sinais que reflecte a forma responsável que o CAB tem vindo a preparar a próxima época. A sua integração vem dar garantias ao nível do jogo interior numa época em que vamos estar novamente a competir na ‘Eurocup’. Ela é uma atleta com uma forte capacidade de trabalho, que, pela sua experiência competitiva, será certamente uma referência para as atletas mais novas.”