CAB empata eliminatória
CAB e GDESSA vão disputar, este domingo, às 16 horas, o jogo de negra, para se ficar a conhecer quem vai defrontar a Quinta dos Lombos na final do playoff da Liga Feminina.
Competições
26 ABR 2014
O triunfo deste sábado das madeirenses (69-63) coloca agora as duas equipas em pé de igualdade, se bem que o CAB joga em casa, tendo demonstrado nos últimos tempos uma enorme superioridade quando jogo nessa condição.
A equipa da casa começou o encontro a tentar impor um ritmo forte no ataque e a pressionar em termos defensivos. Uma estratégia que deu resultado até ao momento em que o tiro exterior da formação do Barreiro começou a funcionar. As barreirenses voltavam a exibir a sua principal arma ofensiva e no final do período conseguiam inverter o resultado a seu favor (19-18).No segundo período, a equipa liderada por João Pedro melhorou o seu desempenho defensivo, forçou o adversário a cometer turnovers, conseguindo baixar a eficácia ofensiva das forasteiras. Nada que fizesse o GDESSA perder a sua disciplina tática ou controlo emocional. O intervalo chegava com as insulares a comandarem o jogo por 30-28, um resultado que deixava tudo em aberto para a segunda parte do jogo. No regresso dos balneários, a equipa do GDESSA voltou a ter algum sucesso nos lançamentos de longa distância, facto que causou algum desnorte na equipa da casa. Mas o jogo continuava muito disputado sem que nenhuma das equipas conseguisse fugir no marcador, sendo que no final do 3º período estava tudo empatado a 45 pontos.No derradeiro período, o CAB executou melhor em ataque, esteve melhor na luta dos ressaltos (34/26 sendo que 12 foram ofensivos), bem como conseguiu ser mais intensa na forma como defendia. Tudo somado fez com que a vitória sorrisse à formação da Madeira, que assim mantém vivas as aspirações de marcar presença na grande final. O GDESSA demonstrou que pode discutir esta eliminatória, pelo que será fundamental como irão reagir as duas equipas à pressão e carga emocional que envolve um jogo com estas caraterísticas. A norte-americana Taj McWilliams (20 pontos, 12 ressaltos) foi a MVP do encontro, distinção que não retira brilho às exibições de Maria João (20 pontos, 4 assistências) e Schera Sampson (17 pontos e 9 ressaltos) na equipa do CAB Madeira.A jovem Laura Ferreira, com 15 pontos, foi a melhor marcadora do GDESSA, seguida de perto pela dupla de estrangeiras da equipa Stephanie Sension (14 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências e 2 desarmes de lançamento) e Lydia Bauer (12 pontos e 6 ressaltos).