Campeão à vista

Não podia ser mais discutido o título de campeão nacional da Liga Portuguesa de Basquetebol, com FC Porto e SL Benfica a necessitarem dos sete jogos para decidir quem vai conquistar o troféu.

Competições
31 MAI 2011

O tira-teimas vai ser na próxima quinta-feira, pelas 20.30 horas, no Dragão Caixa, com transmissão televisiva através da Sport TV. Sendo uma negra tudo pode acontecer, isto porque o nervosismo e a envolvência muito particular que rodeia um encontro tão especial como este podem ditar quem vai apresentar-se melhor durante o encontro. Será com toda a certeza um grande espectáculo de basquetebol e talvez a forma perfeita de terminar uma época desportiva.

A série final tem sido pautada pelo adiantar dos portistas na eliminatória, com o Benfica, mesmo numa situação complicada (0-2), a conseguir empatar o playoff, forçando um, algo inesperado, sétimo jogo.Uma vez mais os dragões colocaram o Benfica encostado às cordas, mas os encarnados reuniram forças, onde parecia não existir, para responder a todas as situações de desvantagem. Até agora os dois clubes venceram os seus jogos em casa, o que, em teoria, dará maior dose de favoritismo à formação azul e branca. Se bem que numa finalíssima a lógica não será a melhor conselheira para definir quem sairá vencedor. Se nos focarmos em dados concretos, a verdade é que os portistas dominaram os jogos realizados perante o seu público, ainda que no quinto a resposta benfiquista tenha sido bastante diferente dos dois primeiros jogos. Os comandados de Moncho López têm sido mais regulares e consistentes nas suas exibições, o que faz com que o factor decisivo para este sétimo jogo tenha mais a ver com qual Benfica vai apresentar-se no Dragão.A inspiração individual, a experiência, o controlo emocional, a capacidade para lidar com a pressão do público, válida para os dois lados, vai ser determinante na forma como os jogadores vão comportar-se dentro de campo. Ambas as equipas têm vários jogadores experimentados neste tipo de ambientes, bem como a liderar com a pressão inerente a este tipo de ambientes. O apoio do público poderá ser uma importante ajuda, mas não deixa de ser também verdade que poderá funcionar como uma pressão extra.Muitos cenários se poderiam traçar para o desenrolar deste decisivo jogo, tal como estratégias e tácticas para o abordar. Sem com isto querer dizer que são factores menos importantes, julgo que as questões mentais determinarão quem vai vencer este campeonato. Palavras como desejo, luta, ambição, conquista, equilíbrio, controlo, rigor e paciência vão ser fundamentais no desempenho daquele que se tornar no novo campeão da Liga.

Competições
31 MAI 2011

Mais Notícias