Campo de 3×3 BasketArt em Santo Tirso será uma “âncora” para a cidade
Confere a reportagem da FPBtv na íntegra
3x3 BasketArt
20 JAN 2025
Se o vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Rui Dias, referia, na abertura oficial dos primeiros campos de 3×3 BasketArt em Santo Tirso, que estava lançada “a semente à terra”, o presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e S. Miguel) e Burgães, Jorge Gomes, fala-nos de uma “âncora”, não só no “aspeto desportivo, mas social”. Essa é a visão que tem para o ringue inaugurado no passado dia 15 de janeiro, sito no Complexo Desportivo Municipal da cidade, agora totalmente requalificado – e embelezado pela arte de Oats.
“Este espaço já existia, mas era uma coisa completamente diferente, acabava por atrair públicos que nós não pretendíamos, e agora, com uma imagem completamente “clean”, [é] um espaço onde podem praticar o Basquetebol de uma forma completamente informal”, explica-nos a vereadora com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal (CM) de Santo Tirso, Sara Moreira, ela que, tendo terminado a carreira (olímpica) no atletismo em 2024, sabe atestar perfeitamente as necessidades das várias modalidades no seu concelho.
Foi dela, inclusive, que partiu a ideia de restaurar o espaço, e o presidente da CM, Alberto Costa, não podia ter ficado mais feliz com o resultado. Em plena abertura, com os jovens atletas do CD Aves 1930 a “estrear” o piso e as tabelas, confessou: “É extraordinária a alegra que se vê (…) Os nossos jovens já há muito tempo o desejavam e estou mesmo a ver este campo, daqui a cinco anos, cheio. Faz todo o sentido este tipo de investimento – e fazendo-o com quem percebe, com quem de facto tem ‘alma’ para estas questões, no caso em concreto, a FPB”. Levar ao concelho uma etapa do Circuito Nacional 3×3 é um objetivo futuro, e o vice-presidente Rui Dias corrobora as esperanças da autarquia: “Queremos ver aparecer, à volta do cesto de Basquetebol, talentos que possam contribuir para o desenvolvimento da nossa modalidade“, refere.
Essa é, afinal, uma das metas desta iniciativa da FPB: “proporcionar condições para que, num ambiente informal, possam surgir projetos e protagonistas para a modalidade”. Santo Tirso é um exemplo, aliás, como explica à FPBtv o Diretor-Técnico Regional da Associação de Basquetebol do Porto, Paulo Neta: “Tentamos implementar o Basquetebol formal em todos os concelhos do distrito do Porto. Este [Santo Tirso] era, há dois anos, um dos que não tinha Basquetebol formal a desenvolver-se; o ano passado, com o aparecimento do CD Aves 1930, conseguimos colmatar essa falha no distrito. Estes espaços informais vão concerteza potenciar o aparecimento de mais praticantes e Clubes”, acredita.
Santo Tirso vai assim fazer parte do repertório do 3×3 BasketArt– um projeto da FPB que apoia os concelhos que pretendem construir ou renovar espaços para a prática do Basquetebol, cruzando-os com um cenário de arte urbana, e que cuja “rota” pode ser encontrada aqui.
Localização: Travessa do Tapado, no Complexo Desportivo Municipal
Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.