Carlos Barroca: “Foi um prazer enorme fazer parte deste momento único”

O treinador português Carlos Barroca entrou para o livro dos recordes do Guiness, na semana passada, ao dar uma aula de basquetebol para um total de 3459 alunos, juntamente com o MVP das Finais da NBA, Kevin Durant.

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
4 AGO 2017

Diretor de Operações da NBA na Índia há três anos, depois de deixar os comentários televisivos, Barroca falou em exclusivo ao site da FPB sobre a mega-aula que entrou para o Guiness, o projeto que lidera e as ambições para o futuro.

Após três ao serviço da NBA na Índia, esta aula para 3459 alunos, batendo um recorde do Guiness, terá sido o momento mais alto do seu trajeto? E mesmo de toda a carreira?
O momento mais alto da minha carreira é o momento seguinte. No desporto, como na vida, não se vive do passado. É óbvio que me deu um prazer enorme fazer parte deste momento único, de concretizar algo absolutamente peculiar. Na Índia tudo vai acontecer em grande e a escala só tem paralelo na China… Depois é uma questão de organização, sistematização, recrutar as pessoas certas, treiná-las e tudo e possível.
 
O que sentiu ao chegar a uma quantidade tão impressionante de jovens, ainda para mais ao lado de Kevin Durant, MVP das Finais da NBA?
Neste projecto foram três meses de passar do conceito para o terreno e os resultados estão à vista. Muitas vezes só damos conta do impacto de certas coisas depois… e foi o caso. Para mim foi 'another day in the office', mas com tantos miúdos à frente, com mais uns milhares a acompanharem em mais quatro cidades e com o Kevin Durant ao lado, rapidamente o evento ultrapassou fronteiras com repercussões incríveis em termos de comunicação no mundo inteiro.
 
Há mais de um ano falava-nos do entusiasmo dos jovens indianos em redor da modalidade. Qual é o actual ponto da situação?
Eventos destes, e são muitos e variados aqueles que vamos fazendo na Índia, contribuem para a positividade à volta do basquetebol e da NBA, sendo que em termos de popularidade vai ser sempre a subir, quer em número de praticantes, quer na qualidade dos mesmos.
 
Sente-se com a mesma motivação? Como antevê o futuro relativamente a esta atividade?
Quanto à minha motivação, que dizer? Tenho um trabalho de sonho e vou concretizando quase todos os meus objectivos profissionais. Dentro de dias irei anunciar o meu próximo destino profissional…
 
 
Reportagem ESPN:
 
Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
4 AGO 2017

Mais Notícias