Cartão que premeia o fair-play

O cartão 'Branco/Fair play', que tem como objetivo valorizar as boas práticas desportivas dentro e fora de campo.

FPB
23 MAR 2015

Foi apresentado esta quinta-feira, em Lisboa, no Palácio Foz e contou com a presença do vice-presidente da FPB, Miguel Pereira. Como é seu hábito, o espírito inovador da FPB, faz com que se antecipe na utilização deste novo conceito pelo que será implementado na Festa do Basquetebol, como experiência piloto a acrescentar ao prémio fair play habitual. O cartão pode ser mostrado tantas vezes quantas o árbitro considerar necessárias, com o intuito de favorecer o espírito desportivo.

 

"A FPB sempre procurou promover e estimular o Fair Play e a ética desportiva. Desde há 9 anos que promove a atribuição do Prémio Fair Play na Festa do Basquetebol Juvenil (maior evento nacional federado: 72 seleções de todo o país nos escalões de sub16 e sub 14 masc e fem – mais de mil atletas, treinadores e staff), através da votação de juízes, directores de campo e chefes de comitiva." 

 

Na época presente 2014-2015 vai realizar o projeto piloto do CARTÃO BRANCO na Festa do Basquetebol Juvenil. Como é sabido, os Regulamentos do Basquetebol não preveem a amostragem de cartões, mas 1 cartão branco estará disponível na mesa dos oficiais em todos os jogos. O árbitro do jogo poderá mostrar um cartão branco, quando o jogo estiver parado e de modo a que todos vejam, a um atleta ou outro agente que realize um comportamento merecedor. Quer seja observado pelo árbitro ou observado e recomendado por outro juiz do jogo ou pelo diretor de campo. Será atribuído o Prémio Fair Play Final à seleção (ou seleções) que tenha recebido mais cartões brancos. Será efetuada a distribuição às equipas e disponibilização ao público de brochuras relativas ao Cartão Branco e Plano Nacional da Ética no Desporto. " – Miguel Pereira a deixar bem claro que a FPB, como é seu hábito, estará sempre na vanguarda de tudo aquilo que contribua para a melhoria da modalidade

 

Este cartão, que possibilita aos árbitros reconhecer e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes por parte de todos os agentes desportivos e do público, é considerado pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, como "um reforço positivo pelo comportamento eticamente positivo".

"O cartão branco é a possibilidade que se dá a um árbitro em determinado momento do jogo exibir um cartão branco, que é um reforço positivo pelo comportamento eticamente positivo, pelo `fair play" demonstrado, um sinal importante, porque reforça a imagem do árbitro, que deve ser também uma imagem positiva", afirmou.
 

Emídio Guerreiro realçou o facto deste cartão possibilitar uma igualdade, fazendo com que "quem tem um comportamento positivo esteja ao mesmo nível de quem cometeu uma falta que não devia ter feito", esperando que este projeto piloto tenha continuidade, para que na próxima época existam "mais modalidades envolvidas, mais federações e competições".

FPB
23 MAR 2015

Mais Notícias