“Clássico” entre Benfica e FC Porto agita este sábado

Toney Douglas e Charlon Kloof anteveem duelo a contar para a Liga Betclic Masculina

Atletas | Competições
9 FEV 2024

Este sábado de Carnaval fica marcado pelo “clássico” entre SL Benfica e FC Porto, relativo à 15.ª jornada da Liga Betclic Masculina.

Toney Douglas e Charlon Kloof, bases de “águias” e “dragões”, respetivamente, falaram à FPB sobre este grande jogo, agendado para as 14h30 (transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e na RTP2).

No Benfica, Toney Douglas analisa o rival: “O FC Porto tem jogadores talentosos do ponto de vista individual. Em qualquer partida, vários jogadores podem fazer uma grande exibição. Sinto que se estivermos concentrados naquilo que podemos fazer e na nossa identidade em ambos os lados do campo, poderemos beneficiar fisicamente”, refere.

Quando convidado a recordar a derrota (79-62) sofrida no Dragão Arena, na 1.ª volta, a 21 de outubro, Douglas aponta que já passou muito tempo: “Essa derrota foi numa fase precoce da época. O Benfica não tem conseguido ter todos os jogadores disponíveis. Sempre houve, pelo menos, duas lesões. Isso não significa que essa seja a razão pela qual perdemos em outubro”, deixa a nota.

Os “encarnados” ocupam a terceira posição da classificação e sabem que um triunfo será vital para ainda tentarem destronar o FC Porto da liderança. O jogador norte-americano, experiente e com muitos anos na NBA, mostra-se entusiasmado com esta pressão: “Benfica e FC Porto sabem sempre que este é um jogo do calendário em que há um grande rival pela frente para vencer. Cada jogo para nós é muito importante, e este é o próximo. Um jogador tem que adorar a pressão”, vinca.

Douglas apela ao foco da equipa: “Queremos jogar o melhor basquetebol possível. Só precisamos de nos concentrar num jogo de cada vez. Melhorar a cada dia, cada semana e casa mês. Somos a equipa a derrotar, tudo virá com o melhor esforço. Somos bicampeões”, finaliza.

Também base e com experiência ao mais alto nível, Charlon Kloof, no FC Porto, elogia o Benfica: “O Benfica é uma equipa bem treinada, disciplinada e talentosa. Consegue lançar muito bem e por isso nunca é fácil ultrapassá-los. Num “clássico” como este penso que não há um favorito, porque a vontade de vencer é muito grande de ambos os lados”, afirma.

Os “dragões” comandam a fase regular, mas Kloof alerta para os perigos deste campeonato: “Para assegurar a liderança da fase regular é importante ganhar este jogo, mas também os restantes. Na minha opinião, a Liga tem melhorado a cada ano e esta época é claro que qualquer equipa pode vencer. Temos de nos manter focados e encarar cada jogo como uma final”, deixa o repto.

A realizar uma excelente campanha, ilustrada na recente passagem aos quartos de final da FIBA Europe Cup, o FC Porto tem dado nas vistas. O atleta neerlandês explica as razões: “Há uma boa química entre jogadores e staff. Como clube aprendemos com erros cometidos no passado e tentamos fazer melhor todos os anos”, diz.

No final, Kloof volta a dirigir palavras fortes: “Sinto que estamos mais fortes ano após ano. É por isso que adoro este clube. Estamos comprometidos em ganhar e por isso é necessário melhorarmos a cada ano”, conclui.


A 15.ª ronda da Liga Betclic Masculina realiza-se por inteiro este sábado, com a FPBtv (acesso gratuito) a transmitir todos os encontros:

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

 

Atletas | Competições
9 FEV 2024

Mais Notícias