“Clássico” marca a quarta jornada da Liga Betclic Masculina

Tanner Omlid e "Betinho" Gomes anteveem duelo entre FC Porto e Benfica; Seis jogos agendados da prova agendados para este sábado

Atletas | Competições
20 OUT 2023

FC Porto e SL Benfica protagonizam, este sábado (14h30, transmissão na FPBtv e RTP2), um grande “clássico”, na abertura da quarta jornada da Liga Betclic Masculina.

Tanner Omlid e João “Betinho” Gomes, jogadores de “dragões” e “águias”, respetivamente, anteviram este importante jogo para a FPB.

No FC Porto, Tanner Omlid reconhece o poderio do rival, mas diz que o grupo de trabalho pronto: “Não gosto muito de falar sobre os adversários, mas temos de estar preparados para o Benfica. Eles têm várias armas e nós sabemos como as usam”, garante.

Os “azuis e brancos” vivem uma boa fase, com destaque para o recente triunfo na Suécia a contar para a FIBA Europe Cup. O extremo norte-americano realça a capacidade de trabalho do FC Porto: “Toda a equipa, do staff aos jogadores, tem trabalhado arduamente e feito sacrifícios para que o jogo coletivo possa sair vitorioso”, afirma.

Para Omlid não há um favorito para este “clássico”: “Penso que não há favoritos quando se trata destes grandes jogos. Tudo se resume a algumas jogadas, que tanto podem acontecer nos primeiros como nos últimos minutos. A nossa equipa tem de estar focada e unida durante todo o jogo”, avisa.

Reforço do FC Porto para esta temporada, vindo do Sporting CP, e recuperado de uma lesão muito grave, Omlid tem sido uma das figuras dos “dragões”. O atleta de 29 anos aborda a sua recuperação e mostra-se feliz de azul e branco vestido: “Trabalhei incansavelmente durante toda a última época para chegar a este ponto. Tem sido uma grande recuperação, mas ainda tenho de trabalhar para voltar aos níveis anteriores à lesão. Não creio que pudesse ter uma experiência melhor do que aquela que estou a ter no Porto. Claro que têm havido altos e baixos, mas o clube tem-me dado suporte e eu estou muito grato por isso. Sinto que estamos preparados física e mentalmente para este clássico”, garante.

Do lado do Benfica, João “Betinho” Gomes analisa o adversário deste sábado: “Acredito que o atleticismo seja a maior qualidade do FC Porto, que mudou bastante a equipa, com a incorporação de três americanos bastante atléticos, um deles já bem conhecido na nossa Liga, mas que também teve baixas importantes com a saída de dois jogadores nacionais”, traça o retrato.

Depois de conquistada a Supertaça Mário Saldanha, de garantido mais um apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e vitórias, os alarmes soaram na Luz com duas derrotas no espaço de três dias face à UD Oliveirense. “Betinho” é a voz da determinação das “águias”: “Uma equipa que está sempre num patamar muito alto, com participação em ligas exigentes, como foi agora a qualificação da Champions, acaba sempre por ter momentos de quebra de energia e intensidade, e a Oliveirense soube aproveitar bem. Sem tirar mérito a este adversário, que foi muito merecedor destas vitórias, jogando um basquetebol de alto nível. Acredito que as duas recentes derrotas vão ter uma influência positiva. A nossa vontade de ganhar agora é grande e vamos lá para provar a nós mesmos que podemos fazer melhor, mesmo tendo esta “quebra”, vinca.

O internacional luso-cabo-verdiano afirma que o perfil da equipa se mantém: “A equipa não mudou quase nada, pelo que a nossa forma de jogar não vai mudar nada em relação à época passada. Mantemos a mesma filosofia e é assim que vamos para este “clássico””, refere.

O experiente extremo, de 38 anos, aponta ao “tri”: “Como disse anteriormente, não mudámos nada no nosso estilo de jogo. Como se diz, no Benfica não há créditos, é continuar a ganhar e estamos aqui para o tricampeonato”, conclui.


Eis o quadro completo da quarta ronda da Liga Betclic Masculina. Todos os jogos têm transmissão em direto na FPBtv.

 

Atletas | Competições
20 OUT 2023

Mais Notícias