Começou o MCBA

Começou o MCBA e com ele começo a magia do minibasquete nas Escolas Básicas do 1º Ciclo da Cidade de Gaia.

FPB
15 DEZ 2015

No passado dia 11 de Dezembro de 2015, realizamos a 1ª etapa do MCBA, etapa esta que serviu de piloto para o Mini Campeonato de Basquetebol que só vai começar em Janeiro de 2016 já com todas as escolas presentes.

 

Todas as crianças que participaram nesta 1ª etapa para além do lanche no final da atividade, receberam também uma prenda de NATAL antecipada, pois levaram para casa uma bola de minibasquete para poderem praticar, brincar e acima de tudo se divertirem jogando e fazendo desporto…

 

Nesta primeira etapa contamos com a presença de 45 crianças de 3 escolas diferentes (Escola Básica Aldeia Nova, Escola Básica de Sardão e Jardim Escola João de Deus). A alegria estampada no rosto de cada criança foi visível, e é este o motivo que nos move para que o MCBA seja um projeto alicerçado num Ambiente +Positivo para todos os intervenientes que nele participem Crianças, Treinador, Pais e Lideres das Escolas.

 

O MCBA já está a preparar as próximas datas que serão nos dias 21 e 22 de Janeiro de 2016 no Pavilhão Municipal das Pedras – Nélson Miranda, e a magia do basquetebol vai voltar a encher este pavilhão em dois dias repletos de alegria, brincadeiras e muito MINIBÁSQUETE!

 

O que importa no MCBA não são os resultados mas sim o conceito de obrigado emocional que os Treinadores, Pais e Líderes das Escolas podem construir à volta dos seus jovens atletas.

 

COACH+ Ambiente +Positivo

 

Para nós ter sucesso numa equipa não passa só por cumprir objetivos competitivos ou desportivos, mas por construir um ambiente de satisfação onde cada um se sinta mais positivo. “É como o tanque de gasolina de um carro, quando está vazio não vamos a lado nenhum. O carro para. As pessoas com este tanque vazio tornem-se negativas e desmotivam ou desistem facilmente. Mas se o tanque estiver cheio ficam otimistas e podem lidar com situações mais difíceis.”

 

·    Reconhece os jogadores quando observas que eles estão a fazer qualquer coisa bem, ou quando vês que eles estão a dar o máximo esforço, mesmo que aquela jogada não esteja totalmente alinhada com a vossa forma de jogar.

 

·    Diz aos jogadores quando observas melhorias. Encoraja-os a melhorarem, a continuarem a persistir na melhoria contínua para evoluírem ainda mais.

 

·    Ouve os teus jogadores quando eles têm ideias que queiram partilhar.

 

Todas as pessoas dão o seu melhor quando conseguem obter quatro informações concretas, verdadeiras, específicas e com um criticismo positivo. Uma informação verdadeira não implica somente dizer – ‘muito bem!’. Mas partilhar alguma coisa como – ‘boa entrada para o cesto! Aceleraste e conseguiste deixar o adversário para trás.’ Se o Treinador der muitos feedbacks positivos e o tanque estiver cheio quando criticar ou corrigir alguma coisa, continua a dar sinais que acredita no jovem atleta como jogador e como pessoa. Usa o rácio mágico 4 + positivos por cada correção.

 

Usa o Sistema dos ‘Pares’. Coloca os jogadores a trabalhar dois a dois e a reforçarem-se mutuamente reconhecendo aquilo que fazem bem. Depois junta-os novamente e pede para partilharem o que os pares fizeram bem para todos ficarem com o tanque cheio.

 

Procura afastar somente pensamentos negativos. Se os teus jogadores cometerem erros, eles vão perceber isso, e eles vão sentir-se mal. Se os criticas muito pelos erros que cometem eles vão-se sentir pior, e provavelmente com menos confiança o que os conduz a mais erros. Começa desde já a aplicar o teu sistema de ‘Pares’. Coloca os teus jogadores a executarem exercícios e a observarem e reconhecerem aquilo que o seu par faz bem. Prepara-os para partilharem depois em equipa.

 

VOLTAMOS EM 2016… Com a certeza que todos estes jovens atletas vão sair mais ricos com esta experiência.

 

O MINIBÁSQUETE É FIXE… O MINIBÁSQUETE É BESTIAL… VAMOS TODOS JOGAR NO MCBA!

FPB
15 DEZ 2015

Mais Notícias