“Espero que a experiência de competir na Liga ACB possa ajudar na seleção nacional”

Travante Williams torna-se no 14.º português a atuar no principal escalão espanhol

Atletas
23 AGO 2023

Depois de seis anos em Portugal, divididos entre UD Oliveirense e Sporting CP, Travante Williams parte rumo ao país vizinho para reforçar o BAXI Manresa, emblema que atua na Liga ACB, o escalão principal do basquetebol espanhol.

“O meu tempo em Portugal não pode ser medido através de um prémio ou momento específico. Toda a experiência moldou a pessoa em que me tornei e estou extremamente feliz com o resultado. As ligações que fiz e memórias que partilhei nunca poderão ser esquecidas!”, confessa o extremo nascido em Anchorage, Alasca, que se tornou português em 2022.

Um caminho poucas vezes percorrido pelos atletas lusos, Travante será o 14.º português a atuar no derradeiro escalão do basquetebol espanhol, a Liga ACB.

Mike Richmond abriu o caminho, em 1997, quando se mudou para o Ourense, seguindo-se uma passagem, em 1999/2000, pelo Breogán. Nuno Marçal seguiu em 1999, quando se mudou para o Fuenlabrada. Paulo Pinto, no Gran Canaria (2000-01), Sérgio Ramos no Lleida (2001-05) e Fuenlabrada (2005-06), Matt Nover no Murcia (2003-04), João Santos no Valladolid (2004-08), José Almeida no Valladolid (2005-06), Cláudio Fonseca e Fábio Lima no Valência (2007-08), Heshimu Evans no León (2007-08), Carlos Andrade no Bruesa (2008-09), Sasa Borovnjak no Gran Canaria (2013-14), e João “Betinho” Gomes no Andorra (2014-16) fizeram o mesmo percurso ao longo dos últimos 20 anos.

Para Williams, integrar um grupo que inclui alguns dos maiores nomes do basquetebol português é um motivo de orgulho. “É uma honra fazer parte desse grupo. O Sérgio Ramos [treinador-adjunto da seleção portuguesa] deu-me alguns conselhos antes de eu sair. Lembrou-me para ser eu próprio! Manter a cabeça fria e o resto será como tem de ser!”, afirmou.

“Estou definitivamente entusiasmado por fazer parte de uma liga onde as melhores equipas/jogadores da Europa irão competir. É um testemunho do trabalho que tenho feito e também um reflexo do que a liga portuguesa pode ajudar a produzir”, explica Travante.

Peça fundamental nas equipas da Oliveirense e Sporting, formações onde conquistou inúmeros títulos individuais e coletivos, tornou-se cidadão português e a 25 de agosto de 2022 fez a sua estreia sob as ordens do selecionador nacional Mário Gomes, na altura num triunfo sobre a Roménia por 75-59. Registou nove pontos, três assistências, cinco ressaltos e um roubo de bola.

“Quando entrei para a equipa, não sabia o que esperar, estava só determinado em provar o meu valor e a dar o meu melhor. Desde então a seleção portuguesa tornou-se uma família da qual estou super entusiasmado por fazer parte! As gargalhadas, o ambiente, a forma como competimos”, elabora, antes de confessar a forma como evoluiu desde o primeiro jogo: “Agora encontrei um objetivo maior do que apenas marcar pontos e ser quem eu fui, o foco é inspirar os outros, aprender e crescer como uma unidade, e fazer o que é melhor para o futuro do basquetebol português”, confessa.

Após o apuramento para a qualificação para o EuroBasket 2025 e a forte campanha no torneio de pré-qualificação para os Jogos Olímpicos, onde Portugal mediu forças com fortes seleções do panorama europeu, Travante mostra-se orgulhoso por representar o seu estado natal, o Alasca, e a equipa das Quinas: “Tem sido uma bela viagem, mais especial por fazer isto pelo Alasca e por Portugal. Gosto tanto de ambos os lugares que o meu objetivo é continuar a fazer com que sejam reconhecidos. Quero mais para o país de Portugal e quero mais para o meu estado natal também! O objetivo é continuar a lutar por mais”.

De olhos colocados no futuro e na época que se avizinha, Travante vai enfrentar uma das competições mais equilibradas do basquetebol europeu. Recorde-se que na temporada transata o Manresa foi adversário do Benfica na fase de grupos da Basketball Champions League.

“Acredito que competir na Liga ACB me vai ajudar a melhorar. Quero trazer tudo o que aprendi para a seleção nacional e ajudar os meus irmãos a melhorar também. Quanto à qualificação para o EuroBasket, não tenho dúvidas de que vamos estar prontos para jogar a um nível suficientemente elevado para garantir uma vaga! Vamos Tugas!”, conclui.

Atletas
23 AGO 2023

Mais Notícias