“Conquistadoras” à procura dos playoffs recebem Quinta dos Lombos

Mariana Pereira e Filipa Cruz projetam duelo entre Vitória SC e emblema de Carcavelos no encerrar da fase regular da Liga Betclic Feminina

Atletas | Competições
18 MAR 2022

Este domingo termina a fase regular da Liga Betclic Feminina, com o Vitória SC, oitavo classificado, a depender de si próprio para ocupar a última vaga dos playoffs, onde já está garantido o seu adversário, Quinta dos Lombos, sétimo posicionado.

Mariana Pereira, atleta das “conquistadoras”, e Filipa Cruz, jogadora da formação de Carcavelos, ambas internacionais jovens portuguesas, projetaram este encontro marcado para as 15 horas (transmissão na FPBtv).

No Vitória SC, Mariana Pereira alerta para os perigos vindos do opositor: “A Quinta dos Lombos, embora jovem, é uma equipa muito homogénea e forte fisicamente, que apresenta muitas soluções ofensivas e defensivas. Temos de bloquear bem a tabela defensiva, de modo a não permitir segundas oportunidades, e temos de ser inteligentes na gestão do nosso ataque”, avisa.

A extremo-poste apela à concentração da equipa: “Vimos de dois triunfos, é um fator de confiança. No entanto, os jogos não se decidem pela história mais recente, mas sim por aquilo que vamos pôr dentro de campo, por isso temos de entrar na partida compenetradas e fazer aquilo que os nossos treinadores delinearam”, afirma.

Mariana Pereira mostra-se confiante para este importante duelo: “O facto de podermos alcançar os playoffs e dependermos só de nós, depois de tantas contrariedades ao longo da época pelas diversas lesões que tivemos, faz-me crer que estaremos ao melhor nível neste jogo e que iremos fazer tudo ao nosso alcance para sairmos vitoriosas”, garante.

Olhando para aquilo que tem sido a temporada até agora, a jovem de 20 anos realça a resiliência do grupo, apesar dos problemas físicos: “Não tem sido uma época muito regular em termos de resultados, muito devido às lesões constantes que abalaram a nossa equipa, mas apesar de tudo isso demos a volta por cima e continuamos na luta por um lugar nos playoffs. Em termos individuais, embora tenha estado lesionada durante cerca de quatro meses, fui extremamente bem recebida no clube e estou muito feliz por poder aprender e crescer com as minhas colegas e treinadores”, conclui.

Por seu turno, Filipa Cruz destaca os pontos fortes do adversário minhoto: “Penso que as maiores qualidades do Vitória SC residem no seu lançamento exterior e na sua partilha de bola”, opina.

Filipa Cruz dá o mote para o jogo de domingo: “A chave para levarmos a melhor neste encontro consiste em conseguirmos reduzir o nosso número de turnovers e melhorar a nossa seleção de lançamentos, de maneira a sermos mais eficientes no ataque”, refere.

Para a extremo-poste, o emblema da Linha de Cascais continua a evoluir, quando os playoffs estão aí à porta: “Acho que tivemos vários altos e baixos ao longo de toda a época, o que é normal numa equipa jovem como a nossa, mas acho que esta temporada nos fez crescer e esperemos que esse crescimento se reflita nos playoffs, onde devemos procurar reduzir o número de turnovers, e com isso melhorar a seleção de lançamento e procurar melhorar na defesa, visto que do meu ponto de vista é um fator essencial em séries de playoff. O nosso pensamento será jogo a jogo, com o objetivo de vencermos sempre”, assegura.

A jogadora de 20 anos fala sobre a sua primeira época nos Lombos: “Tendo em conta que foi uma temporada de adaptação a uma equipa nova, com outras ideias e características de jogo e um novo treinador, posso retirar pontos positivos por ter sido uma nova experiência. No entanto, houve uma dificuldade acrescida que se refletiu”, diz.

Atletas | Competições
18 MAR 2022

Mais Notícias