“Considero que foi um prémio ficar em primeiro lugar ”

Ricardo Vieira, técnico da APD Braga, abordou o desempenho da equipa na fase de pré-qualificação

Competições
29 DEZ 2023

Numa fase de pré-qualificação pautada pelo equilíbrio no pódio, a APD Braga reclamou o primeiro posto e encara com ambição a segunda fase da Liga BCR. Aliada à prestação de excelência no campeonato, os minhotos ampliaram o palmarés, com a conquista da Supertaça, em Outubro, diante do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto. “Era algo que queríamos conquistar e, com as saídas do plantel, dificuldades em treinar, pensávamos que seria necessário estarmos bem e errarmos pouco”, resumiu Ricardo Vieira.

O timoneiro da APD Braga ressalta o progresso do grupo, que permitiu continuar a somar êxitos, não obstante o fim de ciclo de figuras de relevo, como Márcio Dias e Eduardo Gomes. “Quando se fala em Márcio e Eduardo, é quase como falar em equiparação em Pedro Bártolo e João Castro (Gaia), Iderlindo Gomes e Marco Francisco (Leiria), por exemplo. O jogo obrigatoriamente muda. Felizmente o trabalho que tenho vindo a desenvolver com os restantes atletas, a evolução de alguns mais recentes, nova aquisição, a evolução das “meninas”, e alguns atletas com mais experiência terem ficado mais uma época, adicionando tempo aos novos processos, acredito que podem haver resultados. Se não for esta época, nas próximas”, explanou.

A procura de nova identidade de jogo a que alude não esbarrou, como referido, na consecução de objectivos ousados, caso do primeiro posto obtido na fase de pré-qualificação: “Considero que foi um prémio ficar em primeiro lugar, que poderia ser atribuído a qualquer uma das outras equipas que terminaram em igualdade pontual. Precisamos de melhorar muito ainda e esperamos que as coisas continuem a sorrir-nos”, afirmou, salientando os aspectos a refinar, numa temporada repleta de desafios onde sobressai a participação na EuroCup, prova europeia de clubes, algo inédito no trajecto minhoto.

“Defensivamente continuamos muito brandos, isso é algo que não me agrada nada! Gosto de equipas aguerridas, que defendam em bloco e se entre-ajudem.. e falta muito isso. Ofensivamente, felizmente têm aparecido novos marcadores e já conseguimos ir incluindo alguns movimentos interessantes, pecamos pela nossa eficácia de lançamento.. baixa ainda”, considerou. Incisivo no diagnóstico das lacunas, cumprido o primeiro bloco da temporada, o laureado técnico bracarense também tece elogios aos seus pupilos. “Todos me têm surpreendido, mas sobressaem o Hélder Moreira e Hélder Freitas, como os marcadores mais assertivos; a evolução da Joana Delgado e Isabel Ferreira, que se vão tornar casos sérios no BCR nacional, ao ponto de não saber se não serão tentadas pelo estrangeiro, o novo elemento Gabriel Souto tem demonstrado empenho e dedicação e poderá ser uma boa surpresa no campeonato, o Henrique Sousa, Sílvio Nogueira, Zé Miguel e Filipe Carneiro pelo que acrescentam ao grupo, dentro e fora do campo, com a experiência. Conto ainda com os que não “apareceram” nesta fase, como Gabriel Costa e Jorge Palmeira, assim como com uma eventual surpresa durante o campeonato que poderá acontecer”, sinalizou.

Em Abril, à semelhança do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, a APD Braga faz a estreia em palcos europeus, no grupo B do Torneio de Qualificação da EuroCup, reservado aos emblemas que nunca pontuaram no ranking das provas continentais. À formação bracarense calhou em sorte viajar até Málaga, casa do colosso do BCR espanhol, Club Amivel, onde enfrentará também a D Junior Team (Itália), os Mohawks (Reino Unido), que conta nas fileiras com o internacional A Luís Domingos, e o Asinara Basket (Itália). A competitividade nos palcos internacionais confere menos margem de erro à APD Braga, considera Ricardo Vieira. “Se para o campeonato nacional se pode ir melhorando ou recuperar aqui ou ali, numa EuroCup isso não acontece pelo nível de jogo dos adversários. Tendo em conta que a nossa participação internacional é mais para premiar os atletas e a equipa, acaba por nos tirar carga de responsabilidade”.

A APD Braga regressa à competição com um clássico, a 7 de Janeiro, no Pavilhão Municipal de Ferreiros, às 15h30, com o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, encontro que marca o arranque da segunda fase da Liga BCR.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.

 

 

 

 

 

 

 

Competições
29 DEZ 2023

Mais Notícias