“Contamos reverter o resultado da primeira mão”

Portugal recebe já esta quarta-feira a Suíça (18h30, transmissão na RTP2), em Sines, num jogo determinante para as aspirações da Seleção Nacional de seniores masculinos, que continua empenhada em garantir um lugar na qualificação para o EuroBasket 2021.

Associações | Atletas | Competições | Juízes | Seleções | Treinadores
13 AGO 2019

 

A FPB falou com o selecionador nacional, Mário Gomes, que se demonstrou bastante confiante para o duelo com os helvéticos, deixando ainda aquelas que podem ser as chaves para o triunfo português.

 
Portugal iniciou a pré-qualificação diante da Suíça, uma partida que fugiu nos momentos finais. Que evolução destacaria desde esse jogo inaugural para o desta quarta-feira?
Apesar de termos tido um problema semelhante no jogo com a Islândia a equipa evoluiu de um jogo para o outro. Estivemos melhor contra a Islândia do que contra a Suíça. Temos comentado entre nós, na equipa técnica, que agora que estamos a terminar a qualificação é que sentimos a equipa verdadeiramente preparada para entrar na competição oficial. 
 
As contas do grupo H encontram-se cada vez mais equilibradas depois da vitória islandesa sobre a Suíça, é ainda mais fundamental vencer em casa?
O grupo é muito equilibrado, até pelos resultados que temos visto. Todas as equipas ganharam um jogo. Até agora a equipa da casa tem ganho sempre e espero que essa regra seja quebrada apenas no dia 17 de agosto. Vai ser duro, mas não posso dizer que uma equipa é mais forte que a outra, contamos reverter o resultado da primeira mão.
 
O que é preciso mudar, em relação ao jogo disputado em Friburgo, para vencermos com uma diferença pontual confortável?
Primeiro temos de pensar em ganhar, nem que seja por apenas um ponto. Se conseguirmos fazê-lo por cinco ou mais pontos seria ideal. Fundamentalmente, aquilo que temos de melhorar é o controlo do jogo quando estamos em vantagem no marcador. Todas as vantagens que tivemos esfumaram-se rapidamente sem a Suíça ter feito alterações significativas. Temos de melhorar também a forma como abordamos a parte final dos jogos, tem havido muita ansiedade. Os jogadores devem abstrair-se de tudo o que se passou antes e não pensar no que se pode passar a seguir. Estou confiante que amanhã vamos melhorar nestes aspetos e se continuarmos a fazer bem aquilo que temos conseguido por em prática, temos todas as possibilidades de vencer o jogo. 
Associações | Atletas | Competições | Juízes | Seleções | Treinadores
13 AGO 2019

Mais Notícias