“Contra todas as expectativas estas guerreiras superaram-se”

A Quinta dos Lombos sagrou-se campeã nacional de Sub16 femininos, no passado domingo, com João Pedro Vieira como treinador.

Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
7 JUN 2019

 

Em entrevista à FPB, o técnico do emblema de Carcavelos mostrou-se orgulhoso pela evolução das suas atletas ao longo da temporada.

A Quinta dos Lombos conquistou o título depois de uma Fase Final sem derrotas. Quais foram os segredos para este sucesso?

Um grupo de jovens com muita humildade e vontade de aprender, onde o lema do nosso dia a dia foi sempre “quem trabalha muito joga sempre bem”. E este foi o segredo, o trabalho, com todas as atletas a assumirem que o coletivo está sempre à frente do individual.

 

Como caracteriza as suas jogadoras, olhando para toda a temporada?

Iniciámos com a época com três níveis distintos: jogadoras que eram Sub14 no ano anterior, e que tinham imensas dificuldades a vários níveis; um outro grupo, de atletas de segundo ano, e que tinham sido campeãs nacionais, mas que jogavam pouco tempo; e duas jogadoras que tiveram um papel importante no título da época anterior. Todas juntas foram evoluindo ao longo da temporada, de uma forma humilde e incrível, onde o espírito de entreajuda esteve sempre presente. E na Final Four foi exatamente essa imagem de espírito de grupo, de compromisso e de uma atitude fantástica, onde cada uma sabia as suas limitações e colocava em campo o melhor de si. Este foi um grupo de jovens em que deu um prazer enorme ver a sua evolução desde setembro, fazendo de mim melhor treinador do que aquilo que era há nove meses.

 

A conquista do título era um objetivo definido desde início?

Não, esse tema nunca foi abordado no início da época. O que me foi proposto, e o que transmiti ao grupo, foi que no final eu conseguisse que cada uma das nossas atletas fosse melhor e tivesse aprendido o suficiente para o seu crescimento, quer como jovens, quer como jogadoras, onde formar é sempre o principal objetivo. Em janeiro, e depois da brilhante Final Four Distrital, estabelecemos dentro do grupo o compromisso de lutar para chegar à Final Four Nacional, e esse seria o prémio pelo trabalho realizado. Contra todas as expectativas estas guerreiras superaram-se e alcançaram o prémio maior, a consagração como campeãs nacionais. Sou um treinador orgulhoso.

 

 

Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
7 JUN 2019

Mais Notícias