“Convidamos todos os que gostam de desporto a vir ao CDC de Matosinhos. Não se arrependerão”
Manuel Fernandes, presidente da FPB, dá o mote para o Europeu de sub18 masculinos (Divisão B); Prova arranca esta sexta-feira
Competições | FPB | Seleções
21 JUL 2023
O Europeu de sub18 masculinos da Divisão B, que vai decorrer em Matosinhos, arranca esta sexta-feira (13 horas).
É com expectativa que a cidade nortenha volta a aguardar por uma grande competição internacional, com Portugal a entrar em campo no sábado (20h30), face à Letónia.
Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, deixa uma mensagem para todos os adeptos, elenca os grandes objetivos para a nossa Seleção e dirige palavrar aos nossos jovens atletas.
“Primeiro que tudo, – convidamos todos os que gostam de desporto a vir ao Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos , este sábado, às 20h30, para assistir ao primeiro jogo da Seleção Nacional de sub18 masculinos, com a Letónia. Estou convicto de que não se arrependerão e de que sairão entusiasmados e com vontade de continuar a assistir e aplaudir a nossa Seleção.
É uma inquestionável verdade. Matosinhos é, com todo o mérito, uma cidade histórica do basquetebol jovem europeu. Mas é também um local ímpar do sucesso para as nossas Seleções Nacionais jovens. Sabemos que podemos contar com o apoio caloroso dos que gostam de basquetebol de todo o país, em especial os que vivem no distrito do Porto, e muito particularmente, a atmosfera criada pelos Matosinhenses de apoio à Seleção, pelos que são do Guifões SC, pelos que são do GDB Leça e por todos os desportistas do concelho.
O nosso primeiro grande objetivo é subir à Divisão A. Sabemos pelo passado histórico que é uma tarefa difícil, porque até hoje, neste escalão nunca conseguimos lá chegar. Aliás, neste Campeonato, o funil está ainda mais apertado, porque só o primeiro classificado dos 22 países tem garantida a subida à Divisão A. Todavia, poderão existir duas vagas se a Finlândia, que é o país organizador em 2024, se mantiver na Divisão A. A outra vaga possível depende se a Rússia continua impedida, ou não, de participar nas competições europeias. O nosso segundo objetivo, também bem difícil, mas não tão ambicioso, é subirmos ao pódio e ganharmos uma medalha.
Tenho a certeza de que iremos testemunhar a atitude determinada dos nossos jovens jogadores, que sabem que têm que estar focados, só concentrados no jogo. Que sejam corajosos e humildes. Vão também demonstrar uma enorme força interior e um espírito de grupo coeso, revelador do trabalho competente que está a ser realizado.”
O Europeu terá lugar no CDC de Matosinhos, no Pavilhão Municipal de Guifões e no Pavilhão Municipal de Custóias. A entrada para o público é livre, com Portugal a jogar no CDC e sempre às 20h30 durante a fase de grupos, diante dos seguintes adversários: a já citada Letónia (22 de julho), Bulgária (23 de julho), Suíça (25 de julho) e Bélgica (26 de julho).
Está aberto o processo de acreditação dos órgãos de comunicação social que queiram estar presentes na prova.
Os meios de comunicação que desejarem estar presentes devem enviar pedido de acreditação para comunicacao@fpb.pt indicando nome, função e email.