Coração e último fôlego não chegaram

Portugal teve muito coração e um último fôlego que quase permitia uma vitória no primeiro jogo da Fase Adicional de Qualificação.

Competições | Seleções
6 AGO 2009

Não chegou! Mas a equipa lusa não entregou as armas e os 6 pontos de desvantagem no final (56-62) mantém viva a esperança que, a meio da partida, andou arredia. Nota muito importante para a magnifica moldura humana que encheu, por completo, o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim e que não parou de incentivar o conjunto português. Palavra ainda para a edilidade local e para a AB Porto por mais uma boa organização.

Não começou de feição o jogo para Portugal. A excelente atitude defensiva não era compensada no ataque e, apesar de conseguir parar os sistemas ofensivos da Bósnia, os jogadores portugueses, talvez tolhidos por algum nervosismo, teimavam em não acertar com o cesto. 11 pontos em cada um dos dois períodos iniciais traduziam as dificuldades no ataque e, ao intervalo, a Bosnia saia na frente com 14 pontos à maior (22-36).Na segunda parte Portugal melhorou ofensiva e defensivamente. Com Jorge Coelho (17 pontos e 6 ressaltos) e o regressado João Betinho Gomes (12 pontos e 7 ressaltos em 16 min) em bom plano, Portugal puxou da alma e do coração e foi buscar o jogo num quarto período de grande nível. Quando a meio do 3º período o fosso era na ordem da vintena de pontos, apirava no pavilhão a ideia de que, dificilmente, a vitória não estaria já entregue.Estava, mas a dúvida ainda surgiu quando a 5 minutos do fim, Portugal estava já abaixo da dezena de pontos e por cima no jogo. E, com cerca de 3 minutos para jogar, seis pontos e a hipótese de, da linha de lance livre, encostar a 4. Mas eis que Portugal, depois de falhar todo o jogo da linha dos 6,25 mts (11,5%!), viria a claudicar noutro dos seus pontos fortes, falhando vários lances livres (55,5%) e hipotecando uma, então, eventual vitória no jogo.Resta a certeza que Portugal está forte e que nada está perdido no que toca à qualificação. A equipa descansa amanhã, concentrando-se na próxima sexta-feira, dia 7, no Hotel Praia-mar em Carcavelos. Quanto a treinos, Portugal treina no Pavilhão da Quinta dos Lombos nos dias 7 e 8 de Agosto (18h00/20h00 e 17h30/19h30) e no Pavilhão de Queluz, dia 8 (10h00/12h00).Portugal parte no dia 9, às 12h25 para a Bélgica onde, no dia 11, jogará a segunda partida.

Competições | Seleções
6 AGO 2009

Mais Notícias