Costa do Marfim leva a melhor sobre Portugal no Torneio Internacional Coração de Viana
Equipa das Quinas defronta Jordânia esta sexta-feira pelas 19h30
Seleções
27 JUL 2023
A Seleção nacional de seniores masculinos estreou-se no Torneio internacional Coração de Viana com um embate diante a Costa do Marfim que acabou por levar a melhor sobre Portugal (68-79).
A equipa das Quinas não entrou bem em campo e logo nos dez minutos iniciais viu a Costa do Marfim adiantar-se no marcador (15-27). Apesar de ter equilibrado a contenda antes do intervalo com u parcial de 13-17, Portugal foi em desvantagem para o descanso (28-44). A diferença no marcador justificava-se com o menor fulgor físico da formação lusa que foi acumulando perdas de bola e pouca eficácia ofensiva.
Mesmo em desvantagem e com alguma dificuldade para reentrar no jogo, Portugal conseguiu recuperar nos últimos cinco minutos do 3.º quarto e esbater uma diferença que chegou a ser de 29 pontos. A equipa das Quinas mostrou a sua melhor versão nos últimos dez minutos depois de um parcial de 20-14. Daniel Relvão (11pts, 3res, 2dl), Diogo Brito (8pts, 5res, 5ast, 3rb), Gonçalo Delgado (9pts, 2res, 2rb, 1dl) e Rafael Lisboa (9pts, 1res, 5ast, 1rb) foram os mais influentes na formação lusa.
Na análise ao jogo, o treinador-adjunto Sérgio Ramos comentou a exibição da Seleção Nacional: “A verdade é que ainda estamos num período preparatório, foi o primeiro jogo de controle. Na primeira parte não estivemos bem. Perdemos muitas bolas, pouca agressividade defensiva, algo que temos de melhorar. Não podemos perder tantas bolas em transição e temos de ser mais organizados no ataque. No 3.º período também começamos mal e depois conseguimos reagir. Foram bons quinze minutos finais em que negamos linhas de passe, pressionamos, fomos mais organizados, mais disciplinados”, explicou.
O técnico de 47 anos acrescentou ainda que este primeiro jogo de preparação serviu para retirar conclusões da preparação que tem sido feita: “Tivemos diferentes fases que nos permitem tirar certas ilações e perceber qual o caminho para estarmos preparados para o momento da competição a doer. Podíamos ter feito melhor, mesmo com o cansaço da carga de treino elevada dos últimos dias, a verdade é que na primeira parte não tivemos presentes. Tirando os primeiros cinco minutos da segunda metade, os jogadores reagiram, recuperaram bastantes pontos e fizeram aquilo que temos procurado nos treinos. É o primeiro de três jogos de controle. Há que melhorar, preparar os treinos e tirar ilações para melhorarmos e estarmos no nosso máximo em agosto”, terminou.
Apesar da derrota, destaque para a estreia de “Litos” Cardoso enquanto internacional sénior. O base de 25 anos mostrou-se satisfeito pela estreia nos seniores masculinos, apesar do resultado não ter sido o pretendido: “É uma sensação agridoce, porque perdemos… claro que todos querem ganhar na primeira internacionalização sénior, eu não sou diferente. Acho que temos muito caminho pela frente e vamos dar a volta por cima. Amanhã já temos mais um jogo para ganhar. Apesar disso foi uma sensação única. É muito importante para qualquer atleta. Todos crescemos a sonhar com este momento, é um objetivo que tinha desde criança!”, concluiu.
A Seleção Nacional regressa à ação já esta sexta-feira, com o embate com a Jordânia agendado para as 19h30. A entrada no Pavilhão Municipal José Natário é livre, com as pulseiras para o jogo a ficarem disponíveis a partir das 16h30.