CPN e Escola Francisco Franco abrem 17.ª jornada da Liga Betclic Feminina

Justina King e Rita Rodrigues na antevisão do encontro

Atletas | Competições
8 MAR 2024

A 21.ª ronda da Liga Betclic Feminina marca este fim de semana, sendo que o jogo de abertura reúne CPN e CDEFF Hosp. Part. Madeira, este sábado (11h, transmissão na FPBtv, que tem acesso gratuito).

Justina King e Rita Rodrigues, jogadoras do emblema de Ermesinde e das insulares, respetivamente, falaram à FPB sobre esta partida.

No CPN, Justina King deixa um alerta sobre o adversário: “A Escola Francisco Franco é uma equipa bastante equilibrada. Tanto pode marcar em zonas exteriores como interiores”, avisa.

A formação nortenha tem realizado um campeonato tranquilo, o que se traduz na oitava posição. King explica esta boa campanha: “Somos uma família. Adoramo-nos umas às outras fora de campo e isso fica evidente pela forma como jogamos umas pelas outras”, destaca.

A base canadiana volta a elogiar o grupo de trabalho: “Esta equipa é resiliente! Independentemente do resultado, o CPN compete sempre ao longo dos 40 minutos”, afirma.

Para a jogadora de 23 anos, não há limites para o CPN: “Temos a chance de ir tão longe quanto quisermos. A única coisa que nos pode parar somos nós mesmas”, vinca.

Já a Escola Francisco Franco ocupa o penúltimo lugar da classificação e não ganha desde 3 de dezembro. Rita Rodrigues dá a receita para o coletivo madeirense reverter a situação: “A nossa equipa acaba por perder sempre nos detalhes, o que se torna fatal para nós. Os detalhes têm uma certa importância e, nos jogos, o vencedor é o que comete menos erros. Por outro lado, a palavra “sorte” não se enquadra nesta equipa, pois tivemos imensas lesões ao longo desta época, e algumas delas prolongadas. No caso das estrangeiras, conseguimos sempre arranjar alguma alternativa, mas com jogadoras portuguesas torna-se mais complicado. Houve muitas mudanças na equipa, mas nunca é fácil integrar alguém novo. A defesa da nossa equipa é um aspeto a melhorar bastante. A nossa defesa tem de ser mais agressiva, num bom sentido, e temos de nos sacrificar mais e não desistir do jogo tão cedo. No último jogo contra o Barcelos sofremos 90 pontos e, desta forma, não sendo impossível, torna-se bastante complicado vencer o jogo”, refere.

A poste avalia o opositor: “O CPN é um clube que aposta muito na formação. Uma equipa muito jovem, mas com muita qualidade, tanto a nível ofensivo como defensivo. Nos últimos jogos tem vindo a melhorar, mostrando boas percentagens no tiro exterior”, examina.

O último triunfo da Escola Francisco Franco foi, precisamente, contra o CPN. Isso terá uma influência positiva para este jogo? Rita Rodrigues responde: “Não há jogos iguais. Vamos entrar em campo para ganhar, respeitando o adversário do início ao fim. Faltam só dois jogos para acabarmos a época e temos de dar tudo em campo”, garante.

Com 18 anos, a internacional jovem vive a sua primeira experiência fora do distrito de Setúbal. Rita Rodrigues confessa dificuldades iniciais, mas tudo melhorou: “No início foi bastante complicado para mim, pois não sou uma rapariga de muitas aventuras e acabei por estranhar. Sair de casa com apenas 17 anos e não estar “perto” da família, de casa, dos amigos, não foi de todo fácil de lidar. Agora já posso dizer que estou feliz, estou a gostar de estar aqui, tem-me ajudado como jogadora e, principalmente, como pessoa. Agradeço às pessoas que tornaram tudo isto possível e que me ajudaram”, finaliza.


A penúltima jornada da fase regular da Liga Betclic Feminina tem lugar este fim de semana! As seis partidas vão ser acompanhadas ao segundo pela FPBtv.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

Atletas | Competições
8 MAR 2024

Mais Notícias