“Defensivamente somos muito fortes”

É já no próximo dia 11 que Portugal entrará em campo no Campeonato da Europa da Divisão B de basquetebol em cadeira de rodas, que se irá realizar na Bósnia e Herzegovina.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
3 JUL 2016

A nossa seleção, que regressa a esta Divisão seis anos depois, encontra-se motivada para enfrentar a prova, e quem o dá conta é Jorge Almeida, responsável pela equipa de todos nós.

Qual é o estado de espírito da equipa com este regresso à Divisão B, seis anos depois?

Estamos com o melhor espírito possível e muito ansiosos para que comece este Europeu. Desde o início deste projeto que sabíamos que o nosso lugar era na Divisão B, e agora teremos que o demonstrar.

 

Como avalia cada um dos nossos adversários no Grupo A?

Os dados que temos são escassos, pois como é do conhecimento geral, Portugal desceu para a divisão C na última vez que esteve no Campeonato da Europa B, com a maioria das seleções que ainda por lá se encontram, o que, desde logo, perspetiva um campeonato difícil. 

No nosso grupo encontram-se os 3.º (Lituânia), o 5.º (Áustria) e Letónia em 6.º classificados do último Europeu B em 2014, sendo para mim este o grupo mais forte.

Pensamos que as duas seleções mais fortes são a Bósnia e a Lituânia, no nosso grupo.

 

Quais são os pontos fortes da nossa Seleção?

Defensivamente somos muito fortes, temos connosco o melhor ressaltador do campeonato de Espanha (Hugo Lourenço) e criamos sempre muitas dificuldades aos adversários na construção do seu ataque.

Também somos fortes na transição defesa/ataque, mas o nosso ponto fraco (devido a falta de mais estágios e jogos de preparação) é o ataque organizado.

 

Antevê favoritos a vencer a competição?

Pensamos que a França será a seleção mais forte, mas o equilíbrio entre todas as seleções será o ponto forte deste campeonato.

 

Quais são as reais hipóteses de Portugal? Foi traçado algum tipo de objetivo?

Se Portugal conseguir dominar a pressão e a ansiedade (pois temos vários jogadores que irão disputar pela primeira vez um Campeonato da Divisão B), teremos reais hipóteses de fazer um bom torneio e de conseguir atingir o nosso objetivo, que passa pela manutenção (para já) na Divisão B.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
3 JUL 2016

Mais Notícias