«Defesa será a chave»

O Benfica não atravessa um bom momento de forma, como demonstram os mais recentes resultados conseguidos pelos actuais campeões nacionais.

Atletas | Competições
5 OUT 2010

Os encarnados têm na próxima quarta-feira, na Ucrânia, uma boa oportunidade para alterar a tendência negativa das últimas exibições e garantir o apuramento para fase seguinte da Eurochallenge Cup. Para o capitão Sérgio Ramos a defesa será a chave do sucesso encarnado.

Já recuperado da gripe que o afastou do jogo da primeira mão, Sérgio está a postos para dar o seu contributo à equipa no jogo da próxima quarta-feira, da Ucrânia. O extremo benfiquista regressou à competição no passado fim-de-semana e, muito embora os resultados da equipa não terem sido muito famosos, as prestações individuais do capitão encarnado deixam antever um contributo positivo para o encontro da 2ª mão diante do BC Ferro-ZNTU.Mesmo sem ter vencido no encontro da 1ª mão (o resultado final foi um empate – 105-105), o capitão encarnado não considera que a eliminatória esteja agora mais complicada, considerando que ainda esteja tudo em aberto. “As duas equipas têm as mesmas hipóteses de vencer. Embora o factor campo seja importante não é decisivo.”Olhando para o resultado final do primeiro jogo é fácil identificar onde esteve o problema. Se os 105 pontos marcados são um excelente registo ofensivo, igual número de pontos sofridos é que se torna preocupante. “Acho que não estivemos bem defensivamente, acumulámos demasiados erros, não pressionámos a equipa adversária como deveríamos ter feito e o resultado espelha a nossa inoperância defensiva. O lado positivo o jogo é que tivemos um bom desempenho ofensivo pois marcámos 105 pontos.”Causou estranheza o número de pontos registados no final do encontro, já que habitualmente nos jogos europeus as defesas se tornam mais agressivas. “As informações eram escassas. Sabíamos que tinham muito potencial ofensivo e que defensivamente eram algo permeáveis mas a nível das características dos jogadores não tínhamos a noção exacta do que cada um poderia fazer.”Apesar de o segundo jogo ser agora na Ucrânia, também é verdade que existe mais informação para se preparar o próximo encontro. “Nós temos mais material mas eles também. Não será por esse factor que se decidirá a eliminatória. A equipa que se conseguir impor defensivamente ganhará o jogo.”Para que a sua prestação melhor o Benfica terá de melhorar alguns aspectos do seu jogo, individualmente e colectivamente para passar à próxima ronda. “Como já referi anteriormente a defesa será a chave da eliminatória. Temos que melhorar individualmente em situações de 1X1 e ajustar em algumas situações colectivas, como por exemplo, o bloqueio directo.”

Atletas | Competições
5 OUT 2010

Mais Notícias