“Demonstramos progresso, especialmente com o nosso trabalho robusto nas seleções”

José Oliveira, novo Presidente da AB Viseu, em entrevista à FPB depois da eleição

Associações | FPB
15 OUT 2023

A Associação de Basquetebol de Viseu (AB Viseu) elegeu os novos corpos gerentes para os próximos quatro anos (2023/27), no passado dia 3 de outubro. José Oliveira é o novo Presidente da Direção da AB Viseu e, em entrevista à FPB, abordou os desafios do mandato que tem pela frente.

Começando pelos objetivos ambiciosos, José Oliveira partilha: “O nosso principal objetivo é cumprir o PAPA, que implica alcançar a marca significativa de 500 atletas. Além disso, queremos elevar a qualidade do coaching dos juízes e incrementar a participação ativa de todos na promoção desta modalidade apaixonante”, aponta.

Quando questionado sobre a atual situação da AB Viseu, o novo presidente associativo destaca a evolução dos últimos 12 meses: “Este período revelou a nossa capacidade de envolver um maior número de pessoas, com diferentes mentalidades, unindo clubes, técnicos, praticantes e pais em torno do basquetebol e da Associação. Promovemos a abertura, transparência e união de propósitos, resultando num crescimento abrangente em todas as vertentes num ambiente sereno, inclusivo e participativo”, diz.

Relativamente às necessidades prementes da Associação, José Oliveira sublinha a influência que o plano geográfico pode representar: “O maior desafio que enfrentamos no interior é a persistência de mentalidades centralistas ultrapassadas. O seguimento curricular em determinado momento é um dos pontos críticos, onde a procura de universidades, oportunidades e progresso é afetada. Por outro lado, pequenos descuidos, omissões ou amadorismos têm um impacto fatal na atração dos jovens para outras modalidades menos dinâmicas e especiais que a nossa. Estes erros resultam em dolorosos recomeços. Os patrocinadores e as autarquias só recentemente voltaram a abrir as portas ao basquetebol. E, por fim, assim como os praticantes, a retenção de quadros técnicos é uma área onde enfrentamos dificuldades acrescidas”, deixa a nota.

Sobre as potencialidades mais marcantes da AB Viseu, José Oliveira reforça: “A maior riqueza da Associação reside nas pessoas. São os jovens jogadores, os técnicos dedicados, os pais empenhados, os juízes experientes, os formadores apaixonados e os dirigentes que batalham diariamente para corresponder a todas as exigências. Temos uma comunidade forte”, atira.

O novo presidente destaca ainda os apoios e o desenvolvimento associativo na região: “Demonstramos progresso, especialmente com o nosso trabalho robusto nas seleções, obtendo resultados notáveis. Apoiamos os novos membros, os pequenos inscritos nos minis, fornecendo-lhes equipamentos. Daremos um apoio significativo aos clubes que se destacam nestes escalões, sempre de braços abertos. Convidamos todos a conhecer-nos, a brincar, a jogar e, acima de tudo, a fazer parte desta jornada emocionante que é o basquetebol”, conclui.

Associações | FPB
15 OUT 2023

Mais Notícias