Destaques da semana

Mesmo sendo o basquetebol uma modalidade colectiva, há aspectos individuais que sobressaem no jogo e é com base nesse predicado que elegemos os melhores em sete categorias distintas nesta primeira jornada da Liga.

Atletas | Competições
19 OUT 2010

E a verdade é que logo na estreia tivemos números impressionantes, como os 34 pontos de Almaad Jackson ou as 13 assistências de Miguel Minhava. Confira tudo nos detalhes desta notícia.

O melhor marcadorAo somar 34 pontos o norte-americano do Sampaense Almaad Jackson tornou-se no atleta mais concretizador da jornada inaugural da Liga Portuguesa de Basquetebol. Com a curiosidade de não ter tentado um único triplo durante os 37 minutos que esteve dentro de campo. O êxito foi conseguido através dos 12 lançamentos de 2 pontos que converteu em 22 tentados, e uma boa prestação da linha de lance-livre (10/12).O rei das assistênciasO base internacional benfiquista Miguel Minhava deu um recital de como servir os companheiros. Uma das principais tarefas de um base é fazer funcionar a equipa no ataque e, para tal, nada melhor do que assistir alguém para que este concretize numa situação privilegiada. As 13 assistências que Minhava distribuiu no jogo frente ao CAB Madeira serão um número difícil de bater em próximas jornadas.O intimidadorMarcel Monplaisir revelou ser o maior pesadelo junto ao cesto, ao efectuar quatro desarmes de lançamento nos 33 minutos que jogou na vitória dos açorianos frente ao Barreirense.O triplistaForam dois os norte-americanos que brilharam para lá da nova linha dos 6.75 metros. Ambos conseguiram 4 triplos, sendo que Nolan Richardson o conseguiu com uma percentagem notável, ao acertar 4 dos 5 lançamento que tentou de longa distância. Já Ryan Schneider necessitou de 10 tentativas para atingir o mesmo objectivo.O dominador das tabelasVinha rotulado como sendo um atleta forte na luta das tabelas e a primeira jornada serviu para confirmar essas qualidades do novo recruta benfiquista, o norte-americano Greg Jenkins. Em apenas 21:16 minutos de utilização, Jenkins capturou 13 ressaltos, dos quais sete foram ofensivos, o que ainda torna mais notável a participação do atleta na luta da tabela.O mais castigadoTambém aqui o norte-americano Almaad Jackson se destacou, ao ser o atleta que mais provocou na equipa adversária. No tempo que esteve em jogo, Almaad provocou 9 faltas nos jogadores do Illiabum que só desta forma o conseguiam impedir de chegar ao cesto.A promessaO jovem base do Casino Ginásio, Tomás Barroso efectuou uma exibição de encher o olho no jogo de estreia na Liga Portuguesa de Basquetebol, tendo sido decisivo na vitória da sua equipa frente à Ovarense. Os 20 pontos, 6 ressaltos, 6 faltas provocadas, 2 assistências e 1 roubo de bolas são um excelente cartão de visita para o jovem base que este ano se transferiu do Benfica para a Figueira da Foz.

Atletas | Competições
19 OUT 2010

Mais Notícias