Portugal conquista 2.º lugar no Torneio Sangalhos/Sunlive

Portugal termina em segundo, com os mesmos pontos que a 1.ª classificada Polónia

Seleções
30 JUN 2024

Foi com uma grande vitória num jogo equilibradíssimo contra a experiente Seleção Sub23 da Áustria, que, com três anos de diferença e experiência, a nossa Seleção Nacional de Sub20 Masculinos encerrou a sua participação no Torneio Internacional Sangalhos/Sunlive, de preparação para o Campeonato da Europa da categoria. O marcador exibia 81-76 para Portugal ao final do dia no Complexo Desportivo de Sangalhos, na segunda vitória em três jogos para a turma lusitana no torneio.

As contas gerais do Torneio, contudo, complificaram-se com a vitória da Polónia sobre a Hungria por 69-84, horas antes, e a diferença pontual necessária para os pupilos de André Martins ficarem em primeiro no grupo foi demasiado larga. Portugal termina assim no segundo posto do Torneio de Sangalhos, à frente da Hungria e da equipa sub23 da Áustria.

Quanto ao jogo, o primeiro período foi bastante equilibrado. Os triplos estavam a cair e a frente do marcador alternando, e só nos últimos segundos é que dilatou ligeiramente: grande triplo de João Panzo (10pts, 4res) a dar a liderança aos portugueses e André Palavra (8pts) finaliza rápido em contra-ataque para fechar o quarto nos 18-14. 

Até ao intervalo, o marcador foi alternando, mas sem vantagem de maior para ambos os lados. Com excelente concentração defensiva, a seleção das quinas aproveitou a eficácia ofensiva do MVP Tiago Dias (18 pts, 6/9 2PT, 3 res, 5ast, 5rb) e fechou a primeira parte do encontro com 37-34 no marcador, para a seleção da casa.

O terceiro tempo foi de Tiago Dias e de Diogo Seixas, que se juntou à lista de melhores marcadores com 17 pontos (aos quais junta 4 assistências e 2 roubos de bola). Os dois juntos marcaram 15 pontos em 10 minutos, mas o marcador ainda teimava em ficar a favor dos austríacos: 59-62.

Portugal entrou contudo muito forte no derradeiro período e, com um parcial de 15-2, passa para a liderança de onde nunca mais saiu, apesar da curta vantagem. O adversário lutou, mas os lances-livres de Danilo Horta (8pts, 6ast) e Tiago Dias, a menos de um minuto do fim, foram suficientes para impedir que o afundanço do austríaco Oguamala fizesse mossa. Com a turma de lesta lenta a fazer falta para parar o cronómetro, João Panzo ganha um ressalto no lance livre ofensivo e encerra a partida nos 81-76.

Estiveram presentes na cerimónia o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, assim o presidente do Sangalhos Desporto Clube, Jorge Anjos, e Lucas González, do Grupo Sunlive, a quem a FPB agradece desde já o seu apoio para a realização deste torneio preparatório, assim como à Associação de Basquetebol de Aveiro.

Fotos e Destaque | Edson Fonseca (@edsonfonsecaphoto)

De recordar que o Campeonato da Europa (Divisão B) realiza-se de 12 a 21 de julho, em Pitesti (Roménia).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Seleções
30 JUN 2024

Mais Notícias