Direção da FPB reuniu para discutir vários temas
Conheçam os pontos principais da videoconferência
FPB
22 FEV 2022
A Direção da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) reuniu na noite da última sexta-feira, 18 de fevereiro, por videoconferência, com a presença da maioria dos seus membros.
Os trabalhos começaram com a aprovação do Regulamento do Conselho de Ética da FPB, que, por decisão da Direção, irá agora ser submetido à aprovação da Assembleia Geral, que reunirá no próximo dia 2 de abril.
O presidente do Conselho de Arbitragem informou a Direção dos constrangimentos existentes, atualmente, com a indisponibilidade de oficiais de mesa para todos os jogos nacionais – agora que se iniciaram as provas dos escalões de formação -, face ao número de juízes afetados pela pandemia.
Foi ratificada a decisão de aprovação das comparticipações financeiras a atribuir às Associações que organizarem os Pontos Altos da época 2021/22, tendo por base um reforço de cerca 33% em relação ao que vigorava (tal como estava previsto no Orçamento para 2022 da FPB, aprovado na Assembleia Geral do passado mês de dezembro), aumento este que visa apoiar a retoma destes importantes momentos de promoção da modalidade.
Seguiu-se a apresentação, por parte do secretário geral, das linhas orientadoras para o Regulamento do Programa de Apoio a Novos Projetos para o Desenvolvimento do Basquetebol, aprovado no Plano de Atividades e Orçamento para 2022, substituindo o FADR, que apoiará atividades e projetos de âmbito regional que serão propostos e desenvolvidos pelas Associações, embora enquadrados nas áreas de intervenção estruturante definidas pela FPB e cujo financiamento é integralmente feito através das receitas provenientes das apostas desportivas. Este será um dos documentos que irá ser discutido com as Associações na reunião agendada para o próximo dia 27 de fevereiro, em Matosinhos, dia em que também terá lugar o jogo entre a Seleção Nacional masculina e França.
Seguiu-se a discussão do Regulamento para a atribuição de incentivo financeiro às boas práticas das Associações distritais e regionais da modalidade, um dos projetos do Programa Valorizar, que será também debatido com as Associações na próxima reunião.
Por fim, foram aprovadas as Normas e Procedimentos para as Seleções Nacionais, que serão oportunamente divulgadas a todos os elementos que vierem a integrar os trabalhos das representações nacionais.
A próxima reunião da Direção ficou agendada para o dia 5 de março, na sede da FPB.