Discussão do título da Liga Betclic Feminina abre este domingo
Nausia Woolfolk e Raphaella Monteiro projetam embate entre Sportiva e Benfica
Atletas | Competições
29 ABR 2022
A final da Liga Betclic Feminina arranca este domingo (11h30, menos uma hora nos Açores, transmissão na FPBtv e n’A Bola TV), num duelo entre Sportiva AzorisHotels e SL Benfica, naquela que é a repetição do embate decisivo da temporada passada.
Estivemos à conversa com Nausia Woolfolk e Raphaella Monteiro, jogadoras muito influentes na manobra das açorianas e das “encarnadas”, respetivamente, sobre uma final disputada à melhor de três jogos.
No Sportiva, Nausia Woolfolk salienta a maior virtude das “águias”: “O Benfica é uma equipa forte nos ressaltos, luta muito nas tabelas”, afirma.
A jogadora de 24 anos dá a receita para que a formação insular arranque da melhor forma na luta pelo título: “Temos de baixar o ritmo, porque o Benfica gosta de jogar rapidamente, assim como necessitamos de maior agressividade na luta das tabelas”, analisa.
Woolfolk destaca o momento positivo do Sportiva: “Penso que nunca estivemos com tanta confiança como agora, o nível de confiança é muito alto. Estamos motivadas e muito determinadas”, vinca.
A atleta norte-americana antecipa uma grande final: “A final do ano passado não vai para além de mais um fator de motivação para mim, assim como para as outras jogadoras que estiveram presentes na altura. Isso deixa-nos ainda mais preparadas para jogar e para dar tudo aquilo que temos em campo. Vai ser uma final muito intensa, uma batalha. Mas o Sportiva está pronto”, garante.
Relativamente ao Benfica, Raphaella Monteiro mostra-se consciente do grau de dificuldade da partida: “Esta final reúne as duas melhores equipas portuguesas. O Sportiva tem um jogo interior muito forte e sabemos que vamos ter uma disputa intensa nas tabelas. Jogar em casa dá sempre confiança, mas não vamos menos prontas para o primeiro jogo, sabemos da sua importância”, afirma.
A internacional brasileira elenca os aspetos mais importantes para que o Benfica se sagre bicampeão: “Para conquistarmos o título teremos de ser sempre ofensivas, defender muito e não relaxar nos ressaltos. Os detalhes vão fazer muito a diferença”, projeta.
O Benfica pode “fazer o pleno”, conquistando todas as provas desta temporada, mas Raphaella Monteiro diz que a motivação já existia: “A motivação precisa de vir de dentro e isso nos já temos. Vamos juntar isso à nossa vontade de ganhar, assim podemos sair de lá com nosso objetivo, que é a vitória”, diz.
Quando convidada a responder sobre a possibilidade de ser a MVP da final, juntando esse título individual aos já obtidos na Supertaça, Taça de Portugal e Taça Federação, a atleta de 27 anos responde da seguinte forma: “O meu objetivo é sempre ser melhor do que ontem e ajudar a minha equipa a vencer e crescer. Se me sagrar a MVP pela quarta vez, tudo ótimo, vamos estar todas satisfeitas no final da época”, conclui.