Duelo entre Imortal e Benfica na Taça de Portugal Skoiy

Bárbara Souza e Artémis Afonso analisaram o embate deste domingo (15 horas)

Competições
15 DEZ 2023

A prova rainha do basquetebol nacional não abranda o ritmo e este domingo disputa-se mais uma eliminatória da Taça de Portugal Skoiy. Com uma equipa já apurada para a fase seguinte – SIMECQ após triunfo sobre o CLIP Teams – 14 emblemas procuram assegurar o seu lugar nos quartos-de-final da prova.

Um dos embates dos “oitavos” coloca em campo Imortal TCars e SL Benfica no Pavilhão Desportivo dos Olhos de Água em Albufeira. Na antecâmara, Bárbara Souza, das algarvias, e Artémis Afonso, das lisboetas, fizeram a antevisão deste encontro agendado para domingo, pelas 15 horas, e com transmissão na FPBtv.

“O Benfica é uma equipa com muita qualidade. Destaco a velocidade e a técnica individual das suas jogadoras”, afirma Bárbara Souza, poste que chegou este ano ao conjunto de Albufeira.

As duas equipas mediram forças no passado dia 10, em jogo a contar para a Liga Betclic Feminina. No Pavilhão Fidelidade, as algarvias venceram por 55-46. “A nossa vitória recente sobre o Benfica não nos dá favoritismo. O jogo mostrou equilíbrio. Acredito que esta partida será diferente no aspeto emocional, porque se trata de uma eliminatória. Temos que trabalhar muito para conquistar a vitória e a expectativa é de um jogo disputado e equilibrado”, atenta.

Na sua 4.ª temporada em território nacional, a atleta brasileira já se afirmou como uma das postes de maior valor no panorama luso. Esta época apresenta médias de 11.3 pontos, 10.6 ressaltos, 2.6 assistências e 1.1 roubos de bola por jogo e considera que a adaptação a um novo grupo tem sido positiva: “Tem sido uma experiência muito positiva, poder trabalhar com pessoas que estão dispostas a dar o seu melhor todos os dias, e ajudar naquilo que for necessário”.

“Estamos a começar a desfrutar do trabalho que tem sido feito desde o início da época. Conquistar a Taça de Portugal Skoiy seria uma excelente maneira de coroar aquilo que temos feito até aqui”, conclui Bárbara Souza.

Do outro lado estará o Benfica de Artémis Afonso. A atleta “encarnada” considera o Imortal um adversário competente e que tem na experiência uma forte arma: “É uma equipa com jogadoras muito experientes e com um tiro de longa distância muito bom.”.

“Um jogo a eliminar tem outra emoção e pressão também. É uma final! Este jogo vai ter todos os ingredientes para ser um bom espetáculo entre duas boas equipas que se conhecem bem”, afirma. Na sua primeira temporada nas “águias”, a atleta de 30 anos destaca a importância de conquistar este título: “A importância é a mesma, a diferença acaba por ser o modelo competitivo. Queremos estar em todas as finais e o próximo jogo sendo a eliminar acaba por ser um fator extra”.

Relembrando o último confronto, Artémis salienta a eficácia: “Temos de ser muito mais eficientes e reduzir os nossos erros defensivos. A fraca percentagem de lance livre também acabou por ser determinante no jogo passado e que temos de estar melhor. Não podemos falhar nos detalhes. Num jogo com estas características, é o que vai fazer a diferença”.

“A experiência está a ser boa, a liga está mais competitiva com o simples facto de poder haver mais uma estrangeira em cada equipa o que é muito positivo. Sinto também que o basquetebol feminino ganhou mais visibilidade, mas que ainda pode ganhar muito mais. Estamos num bom caminho”, assevera.

O jogo, marcado para dia 17, pelas 15 horas, tem transmissão na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Competições
15 DEZ 2023

Mais Notícias