“É possível passar esta eliminatória”

O União Sportiva defronta esta quinta-feira, em jogo da 1ª mão, a equipa francesa do Angers, que se reforçou para esta fase da Eurocup feminina com mais uma atleta norte-americana.

Competições | Treinadores
7 JAN 2016

Ricardo Botelho conhece e preparou muito bem o jogo, e sabe que o adversário pode ser perigoso no jogo interior como do perímetro, razão pela qual só uma defesa agressiva, coesa e concentrada durante os 40 minutos poderá condicionar o ataque das francesas. Ofensivamente a equipa de S. Miguel vai tentar explorar a maior velocidade e criatividade das suas atletas, de forma a criar boas e confortáveis situações de lançamento. As açorianas, com mérito absoluto, conseguiram estar entre as 16 melhores equipas da prova, e o técnico acredita que mantendo a determinação, humildade, e respeitando o plano de jogo, consciente que a margem para errar é quase nula, poderão chegar ainda mais longe.

 

 

Consideram o facto de já terem defrontado esta equipa durante a fase de grupos uma vantagem para esta eliminatória?

 

Não considero uma vantagem, porque ambas as equipas possuem um grande conhecimento tanto ao nível individual como colectivo da outra equipa.

 

Apesar de ser uma equipa composta por jogadoras altas, a linha de três pontos também é uma ameaça. No vossa estratégia defensiva, o que vos causa mais apreensão e dores de cabeça em tentar evitar que tenha sucesso no ataque do Angers?

 

Defender a equipa do Angers não é tarefa fácil, porque por um lado tem jogadoras grandes e com bom jogo interior, por outro lado o jogo exterior é bastante forte com uma percentagem de lançamento de 3 pontos elevada. Para dificultar ainda mais a nossa tarefa, a equipa francesa acabou de contratar uma jogadora americana muito forte no jogo interior.

Toda a equipa sabe que tem que estar muito concentrada, com agressividade e com espírito de entre ajuda, porque só assim é que podemos contrariar o bom jogo ofensivo do Angers.

 

Um ritmo de jogo elevado e agressividade a atacar o cesto é a fórmula para contrariar a diferença de estatura entra as duas equipas e expor os problemas defensivos do Angers?

 

No ataque vamos ter que jogar com um ritmo elevado, porque temos jogadoras mais rápidas e sempre que não for possível jogar 1 x 1 para criarmos situações de vantagem de modo a ter uma boa seleção de lançamentos.

 

Sendo uma eliminatória disputada a duas mãos, altera em alguma coisa a abordagem da equipa a este jogo? E de que forma se irá apresentar a equipa do União Sportiva?

 

A equipa do União Sportiva vai apresentar-se neste jogo com a mesma vontade e determinação que tem encarado os restantes jogos desta competição, respeitando o valor do adversário e tendo a noção que é possível passar esta eliminatória desde que a equipa consiga colocar em campo a estratégia definida para esta ronda dos 16.

Esta fase da competição é a eliminar e toda a equipa sabe que a margem de erro é muito pequena, que um dia mau pode significar o afastamento definitivo da Eurocup.

Competições | Treinadores
7 JAN 2016

Mais Notícias