Eis o resumo da 15.ª edição da Taça Federação

Fica a par de tudo o que se sucedeu neste fim de semana de competição

Competições
29 JAN 2025

Terminou no passado domingo, dia 26 de janeiro, a 15.ª edição da Taça Federação, que promete deixar saudades. Foi um fim de semana muito bem passado no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, repleto de Basquetebol e de muitas emoções.

No primeiro dia entraram em campo as quatro equipas apuradas para a competição: Esgueira Aveiro, GDESSA Barreiro, SL Benfica e Galitos FFonseca. O GDESSA Barreiro era o detentor da última edição da Taça Federação, mas a equipa de Esgueira conseguiu superar o emblema do Barreiro (75-69), afastando-as da conquista do seu terceiro troféu. Por sua vez, o SL Benfica derrotou o coletivo de Luís Araújo (85-72) carimbando, assim, a sua passagem à Final.

A final foi um jogo bastante renhido, onde a intensidade esteve presente desde o apito inicial até ao apito final. Após o triunfo por 87-75 frente ao coletivo de Eugénio Rodrigues, o Esgueira Aveiro fez a festa junto dos adeptos que viajaram de propósito de Aveiro para Sintra para apoiar e testemunhar de perto o seu clube de coração a conquistar este troféu pela primeira vez.

Antes da competição se iniciar, foram destacadas quatro jogadoras que, estatísticamente, poderiam conquistar o título de MVP da Taça Federação. Gabriela Raimundo (Esgueira Aveiro), Milica Ivanovic (SL Benfica), Matehya Bryant (Galitos FFonseca) e Dayna Rouse (GDESSA Barreiro) lideravam, cada uma, um parâmetro estatístico, no entanto, outras jogadoras também demonstravam ser merecedoras desta prémio individual. No jogo da final foi mesmo Barbara Souza, poste do Esgueira Aveiro, a realizar uma brilhante exibição e a mostrar-se a jogadora mais valiosa. Com uma valorização de 35.5 pontos, foram 21 pontos, 16 ressaltos e quatro assistências que a camisola número 7 contribuiu para a conquista da edição da Taça Federação de 2024/2025.

Com a conquista deste troféu, a equipa de André Janicas entra na cronologia de vencedores da competição que iniciou em 2009.

O balanço deste fim de semana de Taça Federação foi bastante positivo para o Basquetebol feminino, pois competições deste carácter demonstram a evolução da qualidade e consequente competitividade que a modalidade apresenta, atualmente, nos escalões femininos.

Terminada esta edição, aguardamos pelas próximas competições ainda por disputar na presente época, como é exemplo a Taça de Portugal e a Liga Betclic Feminina.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Competições
29 JAN 2025

Mais Notícias