Em dia de primeira opção técnica

A dispensa, hoje, de Miguel Graça foi a primeira opção técnica de Moncho Lopez. O jovem atleta, apesar de da sua entrega e espirito de sacrificio, foi dispensado por opção da equipa técnica.

Seleções
14 JUL 2010

Não foi decisão fácil, até porque o jovem jogador demonstrou grande atitude e enorme espirito de um grupo que o viu partir com alguma nostalgia. Esta decisão surge no seguimento da integração de Nuno Cortez, que hoje já treinou e de Carlos Andrade que, amanhã, devidamente protegido por uma máscara à “zorro” (ver detalhes), já deverá integrar os trabalhos. O dia de hoje ficou marcado pela partida da equipa finlandesa (pela madrugada) e por mais uma sessão matinal de treino intenso.

O Carlos Andrade é notícia no basquetebol nacional. Apenas nove dias depois de uma intervenção cirúrgica de correcção do nariz já iniciou o treino físico individual. Mas o que mais chama à atenção é a máscara de protecção nasal que o atleta vai usar durante os próximos treinos.O Carlos fracturou o nariz durante o campeonato nacional e com muito sacrifício e dedicação suportou a dor e a incapacidade até à conclusão dos “play-off”. Foi agora, em período de férias, operado. Esta cirurgia tem duas consequências: a parte fisiológica e a parte traumática. Na 1ª importa considerar o processo de cicatrização e a prevenção de complicações (infecção e hemorragias). Destas o atleta já se livrou, mas o processo de cicatrização leva o seu tempo e será preciso mais uma semana para cicatrização completa. Esta máscara, confeccionada de propósito e de urgência para o atleta, vai permitir que o Carlos comece já amanhã o treino de integração na equipa. Hoje manteve o treino individual (no ginásio e no pavilhão), mas já usou a máscara, pois pretende-se que progressivamente o cérebro elimine a imagem daquele acessório (o utilizador de óculos já não nota que os transporta em frente aos olhos) e o atleta possa treinar sem qualquer restrição visual. Toda esta estratégia tem sido possível apenas graças ao diálogo permanente entre o atleta e as equipas técnica e médica, sempre apoiado incondicional da direcção da FPB. Nesta fase todos os esforços são necessários.

Seleções
14 JUL 2010

Mais Notícias