Emoções “fortes” marcaram Final ABP

Foi um Pavilhão Nortecoope (Maia) cheio que testemunhou duas finais emocionantes, de desfecho imprevisível e que, no caso feminino, teve direito inclusive a prolongamento.

Associações | Atletas | Competições | FPB
1 FEV 2016

 

Mas voltemos um pouco atrás. As jornadas inaugurais permitiam perspectivar um cenário classificativo semelhante ao registado na fase regular, com o Dragon Force (S18M) e o CD Póvoa (S19F) a sentirem menos dificuldades em vencerem os seus oponentes.

 

Entrávamos no dia decisivo, sem surpresas, com os confrontos esperados entre os mais favoritos: nos Sub 18 Masculinos Dragon Force vs Guifões (1º e 2º class. da fase regular) e nas Sub 19 Femininos CD Póvoa vs CPN (1º e 2º class. da fase regular). Contudo, antes defrontavam-se as equipas que decidiam os restantes lugares na classificação final, já que em ambos os escalões todas as equipas intervenientes apuravam-se para os respectivos campeonatos nacionais.

 

Na 1ª partida de domingo, o Club 5 Basket acabaria por surpreender (novamente, pois já o tinha feito em Novembro passado) o CD Póvoa por 73 x 65, arrecadando o 3º posto final. No sector feminino era a vez de o CLIP conseguir vencer o SC Coimbrões in extremis, por um escasso ponto de diferença (68 x 67), num jogo muito renhido e que resultava numa vitória algo inesperada.

 

Chegávamos então à primeira final ABP da época 2015/16, com um Dragon Force x Guifões SC de resultado imprevisível já que nos confrontos anteriores, para além de muito equilíbrio verificado, o resultado tinha sido idêntico (uma vitória por 10 pontos para uma das equipas). Com muito público a assistir, o resultado durante a 1ª parte espelhava o equilíbrio previsto, com vantagens no marcador muito curtas, registadas para ambos os lados. Com um forte arranque no 3º período o Guifões SC ganhava uma preciosa vantagem que rondava os 10 pontos de diferença e que haveria de se mostrar intransponível até final da partida, para gáudio dos muitos guifonenses presentes. O Guifões SC “quebrava” assim um ciclo de 2 vitórias consecutivas da Dragon Force no escalão e tornava a conquistar um título ABP, após várias épocas de interregno.

 

De seguida e procurando manter o bom nível de jogo evidenciado na final masculina, defrontavam-se duas equipas que têm dominado os pontos altos do sector feminino, nas épocas mais recentes, nesta geração de atletas. Com o pavilhão lotado, o CD Póvoa e CPN não permitiam que se antecipasse um vencedor, mantendo o score sempre muito nivelado (embora o CD Póvoa tivesse estado mais minutos na liderança). Os minutos finais do tempo regulamentar foram marcados por emoções fortes, com o CPN a não permitir que o Póvoa gerisse a vantagem que ia apresentando no marcador. O prolongamento traria melhor sorte ao CPN, embora o CD Póvoa tivesse demonstrado igualmente grande capacidade lutadora.

 

Com estes resultados, para além dos vencedores ganhou seguramente o basquetebol, pois disputaram-se jogos equilibrados, de bom nível e com muito público presente, factor decisivo para a promoção e divulgação da modalidade.

 

Individualmente foram ainda distinguidos os/as seguintes atletas:

 

Sub 18 Masculinos

5 IDEAL: Pedro Teixeira (Guifões SC); Francisco Amarante (Dragon Force); Vladyslav Voytso (Dragon Force); Miguel Pereira (Guifões SC); João Rodrigues (CD Póvoa)

MVP: João Rodrigues (CD Póvoa);

 

Sub 19 Femininos

5 IDEAL: Ana Ramos (CD Póvoa); Catarina Rolo (CPN); Helena Pinheiro (CD Póvoa); Sofia Almeida (CPN); Isabel Costa (CD Póvoa)

MVP: Sofia Almeida (CPN);

 

Um palavra de reconhecimento e agradecimento ao Maia BC por todo o apoio prestado na logística do evento, à CM Maia pela disponibilização do espaço (uma estreia em pontos altos de basquetebol), à equipa de voluntários que colaborou na recolha estatística (já estamos a preparar o Europeu), ao speaker de serviço – Luis Bompastor, à nossa fisioterapeuta Rita Teixeira, às alunas estagiárias da ES Fontes Pereira de Melo – Isabel Escaleira e Catarina Borges e à equipa INDOOR.pt que assegurou as transmissões em directo via livestream.

Associações | Atletas | Competições | FPB
1 FEV 2016

Mais Notícias