Entrega e atitude não evitam derrota

Num pavilhão completamente cheio, 3 bons períodos em Ilhavo não chegaram para Portugal conseguir a tão ambicionada primeira vitória na Fase de Qualificação para o Eurobasket 2017. A equipa lusa claudicou no terceiro parcial e jamais conseguiu reentrar na discussão pela vitória que sorriu à seleção Hungara por 50-67.

Competições | FPB | Seleções
25 NOV 2015

 

Durante a partida que contou com Ticha Penicheiro na bancada a apoiar Portugal e a distribuir autógrafos ao intervalo foi ainda homenageada Anabela Vasconcelos, ilhavense que deixou de jogar este ano com 50 anos de idade.

 

Portugal volta a jogar em Fevereiro regressando a Ilhavo para nos dias 20 e 24 defrontar, respetivamente, a Islândia e a Eslováquia.

Fraco inicio de jogo de parte a parte com as defesas a imporem-se e apenas um cesto convertido para cada lado nos primeiros 5 minutos. Portugal conseguiu então começar a sair em contra-ataque e chegou aos 6-2. Mas as magiares logo reagiram e um parcial de 11-2 conferia uma vantagem de 5 pontos a cerca de um minuto do fim. No final do primeiro período, 11-14.

 

Melhor reinicio por parte das guerreiras lusas mantendo a mesma atitude defensiva e a conseguirem empatar a 18 à passagem do minuto 14. Estava dado o mote para os minutos seguintes com alternâncias e empates no marcador. O intervalo chegava com 27-28 e um equilíbrio total nos números estatísticos com a equipa lusa, mesmo com desvantagem na média de alturas, a conseguir bater-se de igual para igual na luta das tabelas.

 

A ida aos balneários fez bem à equipa húngara que começou a encontrar soluções ofensivas e fez um parcial de 11-2 subindo a vantagem para 10 pontos à passagem da metade do período. Portugal continuava a ter dificuldades no ataque e nem um triplo disfarçava o melhor período do adversário que a 2 minutos do final vencia por 32-48. Portugal precisava de encontrar novas forças e de correr atrás do prejuízo mas nem a sorte estava de feição. Um buzzer beater muito afortunado dava uma vantagem de 17 pontos à entrada do derradeiro período (34-51).

 

O inicio dos decisivos 10 minutos trouxe a garra lusa. Com um parcial de 6-0 as portuguesas aproximavam-se a 11 pontos. A Hungria respondeu primeiro com calculismo e voltou a afastar-se no marcador depois de mais um triplo. Portugal não baixou os braços e entregou-se ao jogo em busca do melhor resultado. A dois minutos do final perdia por 46-58 e o vencedor estava praticamente encontrado. A Hungria geriu as posses de bola e controlou o pressing final português triunfando por 50-67.

Competições | FPB | Seleções
25 NOV 2015

Mais Notícias