«Equilibrar para tentar vencer»
O Eléctrico será o único representante da Proliga da Final-8 da Taça de Portugal, que se disputa entre quinta-feira e domingo, em Fafe.
Atletas | Competições
8 MAR 2011
A formação alentejana entra na prova diante do V. Guimarães, na quinta-feira, às 21 horas, um adversário da Liga que, curiosamente, ganhou esta competição quando militava na Proliga. Jorge Afonso não esconde a intenção de causar a surpresa, mas mostra-se muito consciente das dificuldades que esperam o conjunto de Ponte de Sor.
O facto de ser a única equipa a não pertencer à Liga principal é uma motivação extra para Jorge Afonso e seus pares, que querem aproveitar esta oportunidade para competir com algumas das melhores equipas nacionais. “Não direi que nos eleva o ego mas reconheço que é muito motivante estar presente numa prova de topo do basquetebol juntamente com algumas das melhores equipas nacionais.”O campeonato da Proliga não tem corrido esta época da forma que os alentejanos mais gostariam. Esta presença na Final a 8 poderá ajudar a alterar o rumo dos acontecimentos, até porque as exibições mais recentes, na opinião de Jorge Afonso, já têm sido mais condizentes com aquilo que a equipa é capaz de fazer. “É verdade que não estamos no lugar onde gostaríamos de estar, pois perdemos alguns jogos que não estavam nos nossos planos. No entanto, na segunda volta já estamos a realizar exibições mais consistentes. Causando uma surpresa nesta competição poderá sem dúvida ajudar a melhorar os nossos resultados no campeonato da Proliga.”O Vitória de Guimarães, adversário do conjunto de Ponte de Sor, já venceu esta mesma prova numa altura em que, tal como acontece hoje com o Eléctrico, competia no campeonato da Proliga. Sem querer entrar em comparações, o capitão dos alentejanos manifesta o desejo de vencer, independentemente das dificuldades que terá pela frente. “Qualquer equipa sem ambição é uma equipa vocacionada para o insucesso e é óbvio que temos esse sonho. Mas sabemos que será uma tarefa muito difícil.” Numa competição a eliminar, mais ainda quando se parte como outsider, vencer o primeiro jogo torna tudo mais atingível, até porque os níveis de confiança aumentam significativamente. “Neste tipo de competições não vale a pena pensarmos nos jogos posteriores sem ultrapassar o primeiro obstáculo. Os nossos objectivos vão passar por tentar levar o jogo equilibrado para o fim para então tentar vencê-lo, bem como, deixar uma boa imagem do basquetebol praticado pela nossa equipa e do campeonato da Proliga no geral.”Ganhar ao Vitória de Guimarães não vai ser tarefa fácil, pois trata-se de um adversário quem Jorge Afonso reconhece qualidade a todos os níveis. “Na minha opinião é uma das melhores equipas da Liga Portuguesa, com um bom conjunto de jogadores nacionais e americanos e muito bem orientada.”Calendário da Final-8 Jogos Santa Casa Taça de PortugalQuartos-de-final 10 de Março – Quinta-feiraJogo 1 – CAB Madeira-Casino Ginásio – 19.00 horasJogo 2 -Eléctrico F.C.-Vitoria S.C. – 21.00 horas11 de Março – Sexta-feiraJogo 3 -FC Porto Ferpinta-Académica Coimbra – 19.00 horas – SportTVJogo 4 -Ovarense Dolce Vita-CB Penafiel – 21.00 horas – SportTVMeias-finais12 de Março – SábadoVencedor Jogo 1-Vencedor Jogo 2 – 14.30 horas – SportTVVencedor Jogo 3-Vencedor Jogo 4 – 16.30 horas – SportTVFinal 13 de Março – Domingo 15.00 horas – SportTV