«Equipa pronta para as batalhas»

O Lousada vem de duas derrotas na Liga, mas está a postos para voltar aos triunfos já no próximo fim-de-semana.

Competições | Treinadores
14 JAN 2016

Sábado joga para o campeonato, às 17 horas, com o Sporting; domingo para a Taça de Portugal, com a Quinta dos Lombos, outra vez em casa e à mesma hora. Os adversários já estão estudados, a estratégia delineada e as jogadoras a postos para alcançar duas vitórias.

 

A formação do Lousada regista dois resultados negativos mas, embora reconheça mérito e competência aos adversários, Paulo Fidalgo ficou convencido de que com algumas correções e maior maturidade será possível bater essas mesmas equipas. “Os desaires nestes dois últimos jogos devem-se ao facto de termos jogado coincidentemente com os dois primeiros classificados, um deles invicto,  com quem disputámos esse jogo até ao final, tendo perdido por 4 pontos."

 

"O outro jogo em nossa casa perdemos por 8 pontos. No entanto, perder com dois candidatos ao título por 12 pontos no somatório das duas partidas é, na minha opinião, um bom desempenho. Não é excelente porque preparámos todos os jogos da mesma forma, para sair vitoriosos. Claro que quem ganha tem sempre mérito, mas ficou aquela sensação amarga de cometermos alguns erros em alturas decisivas do jogo. Erros esses que com tempo e treino podem ser corrigidos.”

 

E acrescenta: “A nossa posição (4ª) no final da primeira volta descreve o quanto trabalhamos para sermos competitivos, a estratégia foi delineada no início da temporada, sabendo que somos uma equipa com uma média de idades muito baixa e por consequência assumido o risco.”

 

O Sporting é o próximo adversário do Lousada em jogos a contar para a Liga Feminina, um adversário que não há muito tempo trocou de treinador. O scouting está feito, a estratégia definida, pois o técnico quer regressar às vitórias. “É sempre importante jogar em casa depois de uma 1ª volta com 6 jogos seguidos fora! Jogamos contra uma equipa que mudou de treinador, mentalmente pode ser positivo para a equipa, taticamente tenho dúvidas. O Sporting penso que vale pelo colectivo, na sua essência conta com duas atletas, na minha opinião, com muita experiência: Arantxa e Bineta. Estamos a preparar com todo o cuidado este embate e como é óbvio os pontos mais fortes desta equipa foram analisados e estudados. Vamos combater estas mais-valias com a nossa ética de trabalho e humildade.”

 

E deixa a estratégia para a partida: “Nada melhor do que iniciar esta série de jogos em casa com uma vitória frente a uma equipa que na 1ª volta nos venceu por 4 pontos no seu reduto. Precisamos claramente de assumir o controlo do ritmo  de jogo, tanto no ataque como na defesa. Sabemos o que queremos, a equipa está pronta mental e fisicamente para as batalhas que se avizinham.”

 

Domingo é dia de Taça de Portugal e o Lousada terá pela frente um opositor que está claramente a subir de forma. Fidalgo sabe de que modo a Quinta dos Lombos pode fazer mossa, mas ainda assim promete um Lousada competitivo e disposto a discutir a eliminatória. “No domingo defrontamos a poderosa equipa da Quinta dos Lombos, sabemos como jogam, já nos defrontámos por duas vezes esta época – Final 4 da Taça Vítor Hugo e para o campeonato -, foram 2 jogos atípicos, estranhos, embora a Quinta dos Lombos tivesse ganho, ficou-nos a sensação de que os jogos poderiam ter tido outro desfecho”, refere. “É uma equipa que se baseia no seu jogo interior, muito experiente, vamos trabalhar para que consigamos estar presentes em mais um ponto alto da época. Pensamos jogo a jogo sem grandes ilusões, mas não deixo de ressalvar a época que a equipa está a realizar. Bons jogos, competitivos até ao soar do apito. Não tenho dúvidas de que neste momento as outras equipas quando jogam contra nós preocupam-se, não vamos dar nenhum jogo por vencido, conscientes das dificuldades mas confiantes no que trabalhamos. Como é óbvio, estamos a trabalhar para passar esta eliminatória, é um jogo a eliminar, tudo pode acontecer.”

Competições | Treinadores
14 JAN 2016

Mais Notícias