Esclarecimento da Federação Portuguesa de Basquetebol
13 NOV 2019
Sobre a notícia veiculada hoje nos órgãos de comunicação social relacionadas com o impedimento a uma jogadora do Clube de Basquetebol de Tavira de participar num jogo, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) esclarece o seguinte:
- A FPB recusa frontalmente na sua regulamentação, na sua organização e na sua cultura qualquer tipo de discriminação, seja ela de género, de etnia ou de religião.
- A regulamentação da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), que a FPB cumpre rigorosamente, respeita a liberdade religiosa e cultural, prevendo a possibilidade de os jogadores poderem utilizar equipamento de acordo com as suas convicções religiosas, desde que o mesmo garanta a liberdade de movimentos e assegure a segurança dos intervenientes no jogo. Estas regras estão em vigor em todos os jogos de basquetebol que se disputam no país sob a égide da FPB e têm sido efetivamente aplicadas.
- No jogo anterior ao do último sábado (2 de novembro), o treinador da equipa de Clube de Basquetebol de Tavira foi devidamente informado pela equipa de arbitragem responsável que o equipamento da jogadora teria que estar de acordo com as regras definidas pela FIBA e respeitadas pela FPB, para a mesma poder continuar a participar em competições. Uma situação que não foi corrigida no jogo do último domingo (10 de novembro).
- A FPB refuta, assim, a afirmação veiculada de que a jogadora foi impedida de jogar por se recusar a mostrar os braços, tendo inclusive, na pessoa do presidente da Direção, contactado diretamente a família da jogadora, para melhor esclarecer sobre toda a situação e critérios definidos pela FIBA sobre o equipamento de jogo.
Reforça-se que a FPB continuará a promover, como sempre, uma prática desportiva inclusiva, colocando sempre em primeiro lugar a defesa de valores civilizacionais.
António José Coelho, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Basquetebol, esteve presente no programa “A Bola da Tarde”, d'A Bola TV, para prestar todos os esclarecimentos sobre o impedimento de utilização da jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira.
Para ver aqui: