Esclarecimento da FPB
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) vem, por este meio, fazer um esclarecimento relativo à Fase Final do Campeonato Nacional de Sub16 Femininos, que decorreu em Mafra entre 31 de maio e 2 de junho.
Associações | Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
6 JUN 2019
Esclarecimento
"Durante o passado fim de semana realizou-se a Fase Final do Campeonato Nacional de Sub16 Femininos em Mafra, envolvendo as equipas do Sporting Clube Figueirense, CDE Francisco Franco, A.C.D Ferragudo e CRC Quinta dos Lombos.
A organização das fases finais dos Campeonatos Nacionais é, ao abrigo do Regulamento dos Pontos Altos em vigor, atribuída por candidatura às Associações de basquetebol, em reunião realizada para o efeito. Esta atribuição da organização pode mesmo ser entregue por negociação entre todas as partes envolvidas: Federação e as Associações que apresentaram candidatura à organização de cada um dos Pontos Altos.
A candidatura a quem foi atribuída a Fase Final do Campeonato Nacional de Sub16 Femininos foi a da Associação de Basquetebol de Lisboa, que, pelo Regulamento, deverá cumprir um conjunto de responsabilidades e competências e à qual a Federação atribui um subsídio para a organização, como acontece em todos os Pontos Altos.
A organização do Campeonato Nacional de Sub-16 Femininos não decorreu da melhor forma, de acordo com os padrões de qualidade exigidos pela FPB e definidos em Regulamento. Lamentamos este facto, que é inédito, uma vez que esta mesma Associação, ainda em 2018, realizou com grande sucesso, no mesmo local e com os mesmos parceiros, a final do Campeonato Nacional de Sub18 Masculinos.
A FPB reforça o seu empenho no aumento da qualidade da organização de todos os seus eventos desportivos, comprometendo-se para esse efeito a aumentar a supervisão dos mesmos, por forma a evitar a ocorrência de situações semelhantes no futuro."
6 de junho de 2019
Federação Portuguesa de Basquetebol