Esgueira bate Galitos e ascende ao topo da Liga Betclic Feminina; Sanjoanense e Quinta dos Lombos também vencem
A competição retorna amanhã, dia 20 de outubro, com três encontros
Competições
19 OUT 2024
Terceira jornada da Liga Betclic Feminina, com o Esgueira Aveiro a bater os Galitos FFonseca num jogo de muita rivalidade, já que estava em causa precisamente a liderança da tabela classificativa. 61-57 para “As Bicudas” que, a jogar em casa, vão passar a noite no primeiro lugar, visto que, das equipas com três partidas efetuadas, são as únicas que ainda não conheceram o sabor da derrota nesta temporada da principal divisão do Basquetebol nacional.
Com estes resultados, o Galitos FFonseca, a AD Sanjoanense e o CRC Quinta dos Lombos são também as únicas equipas com apenas um derrota (tendo realizado três jogos), assumindo, ex-aequo, o 2.º posto da tabela.
De recordar que, neste Outubro Rosa, cada lançamento de três pontos convertido reverte em 10€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Neste primeiro dia de jogos, são já 350 euros (35 triplos) para apoiar a causa.
Esgueira Aveiro – Galitos FFonseca
A partida começou bastante equilibrada, com boas iniciativas de parte a parte, e foi o Galitos FFonseca que gradualmente tomou controlo do jogo. Ao intervalo o marcador ditava 25-33, mas as comandadas de André Janicas não queriam deixar escapar a oportunidade de assumir isoladas a liderença da Liga e o terceiro quarto foi do Esgueira Aveiro (21-15), com excelentes parciais de cada lado e respostas de parte a parte, e jogou-se até ao fim.
Ver esta publicação no Instagram
CAB Madeira – CRC Quinta dos Lombos
Jogar na Madeira nunca é fácil, mas o coletivo de Cascais mostrou-se bem preparado e contou com um jogo muito inspirado de Maddi Utti. A norte-americana da Quinta dos Lombos apontou 19 pontos, sete ressaltos e sete assistências, num vislumbre do que podia ser o primeiro triplo-duplo da temporada. Conclusão: foi MVP do encontro (27,5val), acompanhada a rigor pelos 15 pontos de Chanaya Pinto.
Nas madeirenses, Khadijah Brown, em estreia absoluta, foi a mais afinada, com 14 pontos e 8 ressaltos (22val). Marta Vargas (15pts) e Maria Lopes (13pts, 4res) também estiveram bem, mas nenhuma foi capaz de contrariar o 2.º quarto da Quinta dos Lombos (12-21), que cavou o maior fosso diferencial, perpetuando a liderança da equipa de José Leite para o resto da partida, terminando 54-77.
Ver esta publicação no Instagram
AD Sanjoanense – CPN
Caso para dizer que Carolina Anacleto foi a jogadora mais solidária desta partida. Foram 14 assistências para a base da AD Sanjoanense (ADS), na vitória frente a um jovem CPN, por 80-68, e só não é a jogadora com maior valorização porque, do outro lado, Carolina Silva apontou 31 pontos, 10 ressaltos e 5 desarmes de lançamento e é até agora a MVP da jornada (34.5val).
Ambas foram peças fundamentais num jogo onde a ADS se distanciou desde cedo (24-8 no primeiro quarto), mas que viu também uma excelente réplica da equipa de Ermesinde na segunda parte, tendo vencido os dois últimos quartos, embora tal não tenha sido suficiente para parar o coletivo de Inês Peres.
Mele Finau (21pts, 3res, 3ast – 20val), Schekinah Bimpa (12pts, 14res – 24val) e Genesis Correa (20pts, 4res, 4ast, 4rb – 18val) estiveram todas igualmente em grande plano pela ADS. No CPN, Mariana Garrido apontou 15 pontos e também esteve muito eficaz no capítulo das assistências, com oito.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.