Esgueira, Imortal e Belenenses não desarmam

Esgueira/OLI, Imortal/AlgarExperience e Os Belenenses venceram fora de casa na quarta jornada da Proliga frente à AD Sanjoanense, Angrabasket e Estoril BC, respetivamente, e seguem invictos no topo da classificação.

Atletas | Competições | Treinadores
13 NOV 2017

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial “Os Belenenses Basquetebol”

Na Zona Norte, o trio da frente ganhou longe dos seus redutos, com o Esgueira/OLI a continuar a contar por vitórias os jogos disputados, sendo que desta feita levou de vencida a AD Sanjoanense (50-58).
 
Numa partida pautada pelo equilíbrio, o Esgueira/OLI começou na frente (11-14 ao fim dos primeiros dez minutos) e chegou ao intervalo em vantagem por cinco pontos (31-36). O curto avanço dos forasteiros foi reduzida no terceiro período (43-46 aos 30 minutos) e foi apenas no derradeiro quarto que o Esgueira avançou para o triunfo por 50-58. A equipa aveirense teve um melhor acerto nos lançamentos (em particular nos triplos), mas os ressaltos ofensivos mantiveram a turma da casa na discussão do resultado (15 contra apenas 4 do Esgueira).
 
Do lado dos vencedores, saliência para Dee Franklin (17 pts, 8 res, 4 as, 2 rb e 1 dl), Pedro Seabra (17 pts, 4 res e 1 as), Pedro Valente (11 pts, 3 res, 2 as e 1 rb) e Bolon Sauané (9 pts, 10 res e 1 as). Já na Sanjoanense, nota para as boas prestações de Sergi Coll (11 pts, 16 res, 1 as, 2 rb e 1 dl), Pedro Azevedo (14 pts, 5 res, 1 as e 1 rb) e Silvio Rodrigues (8 pts, 8 res, 2 as e 1 rb).
 
Importa também destacar que o Maia Basket e o Sampaense Basket também regressaram das suas deslocações com um triunfo, mantendo-se firmes na perseguição. Os maiatos ultrapassaram o Beira-Mar/AAUAv por tranquilos 68-39, ao passo que a formação de São Paio de Gramaços foi ao Porto derrotar o Académico (48-73). Ambas as equipas ainda não perderam nesta edição da prova, mas têm menos um jogo realizado, pelo que seguem em segundo lugar, com menos dois pontos que o Esgueira/OLI.
 
Para terminar, num dérbi da Invicta, o SC Vasco da Gama ultrapassou o FC Porto B, fora de portas, por 76-66.
 
Na Zona Sul, o Casino Ginásio sofreu o seu primeiro desaire na prova e viu Imortal e Belenenses isolarem-se na dianteira. Mais uma boa exibição de Marco Gonçalves (27 pts, 15 res, 2 as e 2 rb) não foi suficiente para impedir o triunfo da Académica, que aproveitou da melhor forma as 25 perdas de bola dos figueirenses, vencendo por 63-69.
 
Por seu turno, o Imortal/AlgarExperience viajou até aos Açores e levou a melhor sobre a formação da casa, o Angrabasket, por 56-67, enquanto no embate mais renhido e emocionante da jornada, o Belenenses teve uma curta, mas complicada deslocação até ao Estoril.
 
Num encontro em que reinou o equilíbrio durante os 40 minutos (17-17 ao fim do período inicial; 32-38 ao intervalo; 44-47 no fim do terceiro quarto) e em que as formações se equipararam em quase todos os principais itens estatísticos, foi um lançamento de Marcelo Pires no último segundo a dar a vitória aos visitantes. Após uma tentativa de triplo de Tiago Brito a quatro segundos do fim, o extremo dos “azuis” conquistou o ressalto ofensivo e, sobre a buzina, concretizou a vitória.
 
Para além do destaque para este emotivo final de partida, de realçar as prestações de Pedro Bagio (11 pts, 7 res e 3 rb) e Tiago Brito (10 pts, 2 res, 2 as), do lado da turma visitante, ao passo que na formação da Linha, Rui Nery foi o elemento em maior evidência (23 pts, 7 res e 5 as), com Sérgio Santos (7 pts, 9 res, 1 as e 1 rb) e Tiago Carvalho (8 pts, 5 res, 1 as e 1 rb) também em bom plano.
 
De referir ainda que num duelo entre equipas de Lisboa, o SL Benfica B bateu em casa o AC Moscavide por 86-65.
Atletas | Competições | Treinadores
13 NOV 2017

Mais Notícias