Esgueira recebe Guifões na abertura da 3.ª ronda feminina

Ana Raimundo e Filipa Guimarães projetam partida de domingo da Liga Betclic

Atletas | Competições
8 OUT 2021

O primeiro jogo da 3.ª jornada da Liga Betclic Feminina opõe o Esgueira Aveiro OLI ao Guifões SC, este domingo, a partir das 11 horas, num jogo com transmissão n’A Bola TV e FPBtv. Em jeito de antevisão deste encontro, entrevistámos as jogadoras Ana Raimundo (Esgueira) e Filipa Guimarães (Guifões).

Para Ana Raimundo, o arranque em falso do adversário, com duas derrotas pesadas, não torna o Esgueira favorito: “As duas derrotas do Guifões não nos tornam favoritas, de maneira nenhuma. Cada jogo é um jogo e o Guifões iniciou o campeonato com dois adversários muito fortes. O Guifões é uma equipa que tem vindo a crescer na Liga e estas duas derrotas não nos dão o favoritismo, o nosso valor terá de ser mostrado dentro de campo. Somos uma equipa que aposta numa defesa pressionante e no jogo rápido. O nosso maior desafio será adaptarmo-nos ao estilo de jogo do Guifões e às dificuldades que nos vão criar, mantendo-nos sempre fiéis aos princípios de jogo que nos caracterizam”, prevê.

O Esgueira vem de um triunfo em Guimarães e ofereceu bastante réplica à Quinta dos Lombos. Ana Raimundo explica as razões deste bom começo: “Esta imagem positiva é o reflexo, não só trabalho diário da equipa, como de toda uma organização estrutural do clube que nos permite trabalhar e que nos dá as melhores condições para isso”, considera.

A base elogia a organização do clube de Aveiro: “A subida à Liga já era um objetivo que o Esgueira tinha em vista, desde que subiu à 1.ª Divisão. Todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos, quer em termos de equipa, quer em termos de organização interna do clube, permitiu alcançar esse objetivo de forma planeada e consistente, o que nos facilita muito a adaptação nesta nova etapa. Sentimos que é na Liga que o Esgueira merece estar”, vinca.

Ana Raimundo fala sobre as metas do Esgueira: “Como equipa que acaba de chegar à Liga, a principal meta é a manutenção. Claro que durante a semana trabalhamos com o objetivo de sermos o mais competitivas possível em cada jogo, procurando sempre a vitória. Dependendo dos resultados, estas novas metas podem vir a ser traçadas”, diz.

Por seu turno, Filipa Guimarães dá a receita para que o Guifões suba de rendimento: “É essencial melhorar a nossa comunicação, tanto na defesa como no ataque. É muito importante manter a calma quando o jogo não está a correr bem, porque começamos a tomar decisões precipitadas e a errar sem necessidade”, indica.

A base justifica o começo difícil de temporada: “Iniciámos a época com duas derrotas notavelmente pesadas que derivam, em parte, das mudanças que a equipa teve durante a semana anterior ao início do campeonato, tanto no plantel como na equipa técnica, e ainda do facto de sermos uma equipa muito jovem, com pouca experiência a este nível”, faz a retrospetiva.

Filipa Guimarães mantém total confiança na sua equipa: “Acredito que a nossa equipa vá evoluir muito ao longo da época. Não será, com certeza, de um dia para o outro, mas somos um grupo muito ambicioso com vontade de trabalhar e melhorar e que irá ter um crescimento notório jogo após jogo. Nesta época pretendemos crescer jogo a jogo, tanto individualmente como coletivamente, e conseguir a manutenção da equipa na Liga.

Quanto ao Esgueira, a atleta de 20 anos enumera várias qualidades: “O Esgueira é uma equipa que, apesar de ter subido este ano à Liga Betclic, apresenta um plantel com jogadoras experientes a este nível, sendo assim uma formação com maturidade e visão de jogo. São rápidas, agressivas e não dão nenhuma bola como perdida”, detalha.

Atletas | Competições
8 OUT 2021

Mais Notícias