Esgueira recebe Sportiva na 21.ª da Liga Betclic Feminina
Trudy Walker-Benjamin e Carolina Cruz anteviram o encontro
Competições
11 MAR 2022
Esgueira/Aveiro/Oli e Sportiva/AzorisHotels têm encontro marcado este domingo, pelas 16h00, em partida a contar para a 21.ª jornada da Liga Betclic Feminina, jogo que tem transmissão na FPBtv.
Na antecâmara do jogo, Trudy Walker-Benjamin, a quarta atleta mais valiosa da Liga Betclic Feminina e Carolina Cruz, poste das açorianas, falaram com a FPB sobre o encontro eu coloca frente a frente o quarto e o segundo classificado do campeonato.
Na equipa da casa, Walker-Benjamin analisou a temporada da equipa, bem como o último encontro nas meias-finais da Taça de Portugal Skoiy diante do SL Benfica: “Tem sido uma época bem-sucedida até agora e ainda estamos à procura de conseguir alcançar mais objetivos. O jogo da meia-final foi duro, mas só nos fez mais fortes, lutamos até ao último segundo. O que retiramos desse jogo das meias-finais é que temos de manter as lideranças que temos nos jogos, sobretudo na segunda parte”, afiançou.
Do ponto de vista individual, Trudy reconhece a influência que tem tido na equipa aveirense, mas realça que os bons números que tem apresentado devem-se ao apoio de todo o grupo de trabalho: “Sinceramente, tem sido uma grande temporada para mim. Não seria assim se não tivesse os meus treinadores e as minhas colegas de equipa a puxarem por mim desde o primeiro dia que cheguei a Portugal. Já não jogava há um ano e meio por causa do COVID, foi a paragem mais longa que tive no basquetebol, mas prometi a mim mesma que, caso tivesse a oportunidade de jogar novamente, não iria dar isso por garantido. Ia dar tudo pelo clube e por mim. Estou grata por estar cá e ter esta oportunidade de ser impactante dentro e fora de campo”, confessa.
Relativamente ao adversário do jogo deste domingo, a poste norte-americana que lidera a lista de melhores ressaltadoras da Liga, reconhece valor nas adversárias, mas não desarma e acredita que a equipa vai dar tudo pelo 15.º triunfo no campeonato: “O Sportiva é uma grande equipa, tem jogadoras fortes. Esperamos um jogo duro, mas vamos deixar tudo dentro de campo e seguir o plano de jogo do treinador. O jogo do último fim de semana não nos afeta, não fomos capazes de ganhar, mas estamos a construir o nosso nome na liga. É o primeiro ano da equipa na principal no principal campeonato aqui em Portugal e estamos a fazer uma temporada fantástica. Acredito que ganhamos o respeito das outras equipas e muitas coisas boas ainda estão por vir”, concluiu.
Já Carolina Cruz, que a meio da temporada se mudou de Carcavelos par Ponta Delgada, abordou a mudança de clube: “Foi uma adaptação fácil pois apesar de ter chegado há pouco tempo todos me receberam de braços abertos. Nos Lombos era um jogo mais corrido, com menor rotação nas posições interiores. No Sportiva o jogo é mais pensado, temos quatro postes e a rotação é maior”, explica.
Relativamente ao Esgueira, a internacional pelas seleções jovens portuguesas, também reconhece valor à recém-promovidas à Liga Betclic, identificando os pontos mais fortes das anfitriãs: “O Esgueira teve uma excelente prestação na Final Four da Taça. É uma equipa muito coletiva, apesar de não serem muito altas são muito agressivas defensivamente. Jogam muito em transição. As gêmeas Raimundo conhecem o jogo muito bem e têm a americana Walker que é muito forte no jogo interior” aclara.
No entanto, a jovem de vinte anos sabe o que é que o Sportiva tem de fazer para conseguir mais um triunfo no campeonato: “Acredito que o Esgueira vai começar muito pressionante logo de início e recorrer ao lançamento exterior. Vão tentar isolar a Walker para jogar um contra um. Temos de ser uma equipa forte na defesa, controlar o jogo exterior e parar a Walker. Temos de recuperar defensivamente e impormos o nosso poderio físico”, termina.
O encontro tem transmissão em direto na FPBtv às 16h00 deste domingo.