Eslovénia foi superior
Portugal cedeu contra a Eslovénia por esclarecedores 86-50, no jogo de acesso à luta pelos 5º e 6º lugares.
Competições | Seleções
2 AGO 2014
Sem poder contar com a prestação de Sérgio Silva devido a lesão, desde cedo se percebeu que a Eslovénia iria evidenciar dentro de campo o seu favoritismo. Num jogo em que o adversário foi sempre superior, a Eslovénia expôs as grandes dificuldades em defender 1×1 por parte da equipa nacional.
No primeiro período, duas faltas de Daniel Relvão e as 3 faltas de Luís Câmara, bem como a lesão de Diogo Araújo (fraturou a mão), vieram prejudicar a normal rotação de jogadores por parte do selecionador Carlos Seixas. Ainda assim, no final dos primeiros 10 minutos, mesmo a perder, a equipa portuguesa mantinha-se na discussão do jogo (25-17), se bem que começassem a ser visíveis os problemas da recuperação defensiva, bem como a dificuldade em parar as penetrações para o cesto.
No segundo quarto, tal como no resto do jogo, Portugal não só não conseguia parar o 1×1 adversário, como evidenciava sérias dificuldades em converter tiros abertos, muitos deles resultantes de boas leituras e circulação de bola ofensiva. Fruto das baixas percentagens do coletivo luso, a Eslovénia, que dominou a luta das tabelas, foi sempre exímia na forma como explorou o contra-ataque. Portugal chegou ao intervalo a perder por 45-25.
A história da segunda parte foi semelhante à da primeira. Portugal mostrava-se incapaz de parar as acções ofensivas eslovenas e, com muita dificuldade em colocar a bola no cesto, foi deixando a Eslovénia afastar-se no marcador até aos 86-50 finais.
Apesar de uma exibição apagada, os jogadores portugueses podiam e deviam ter feito mais e melhor em termos defensivos. De destacar a prestação do inconformado Daniel Relvão, com 13 pontos e 4 desarmes de lançamento.
Também jogaram por Portugal:
Pedro Oliveira (5pts, 5ass)
João Oliveira (2pts, 2 ass)
Francisco Amiel (2pts, 2 ass)
Luís Câmara (2pts)
Miguel Ferrão (4pts, 5 ress)
Diogo Brito (7pts, 2 ress)
Ricardo Monteiro (3 ress)
João Lucas (9pts, 8 ress)
Diogo Araújo (5 pts, 3ress)
Carlos Salamanca (1pt)
Domingo, às 13h45 locais, 11h45 de Lisboa, Portugal defronta a Seleção da Hungria no jogo de atribuição dos 7º e 8º lugares.