Espanha – país organizador do Mundial de Sub 17 Fem

A seleção de Espanha, o país organizador do Mundial de Sub 17 Femininos, é um dos adversários de Portugal no Grupo D da competição.

Competições | FPB | Seleções
3 JUN 2016

Uma equipa com enorme tradição no basquetebol feminino, e que procura chegar à sua terceira final consecutiva, ainda que nunca tenha conseguido conquistar o titulo. Depois do desaire no verão passado no Europeu de Sub 16 disputado em Matosinhos, pela segunda vez em 12 anos não chegou ao pódio, a seleção espanhola trocou de treinador, sendo agora Victor Lapena o responsável pela a equipa. Embora sendo uma potencia mundial, Portugal tem a ilusão e a ambição de voltar a repetir a vitória alcançada durante o último europeu.

 

A equipa espanhola participou nos três mundiais até agora realizados, e depois de um honroso 8º lugar na primeira edição da prova, seguiram-se duas finais perdidas frente aos Estados Unidos. Mas se na primeira o triunfo norte-americano foi mais tranquilo (75-62), no último mundial, em 2014, disputado na República Checa, a Espanha perdeu por apenas dois pontos (75-77), nada que retire brilhantismo a duas medalhas de prata consecutivas.

 

No último mundial, a Espanha terminou invicta a fase de grupos, com triunfos sobre a Itália (71-39), o Egito (87-54) e o Brasil (73-52), com a curiosidade da seleção sul-americana fazer igualmente parte do Grupo D. Nos quartos de final vitória folgada sobre a França (73-54), e mais tranquilo foi o desafio da meia final diante da República Checa (73-41).

 

A participação da Espanha no último Europeu de Sub 16, onde Portugal foi vice-campeão, desiludiu os responsáveis espanhóis, que este ano apostam em Victor Lapena para tentar conduzir de novo a equipa às medalhas. Um técnico com uma larga experiência, e que ainda recentemente liderou temporariamente a equipa sénior espanhola durante o período de Novembro, na fase de qualificação para o Eurobasket feminino de 2017.

 

O novo selecionador espanhol tem como principal tarefa tentar resolver os problemas ofensivos sentidos pela equipa quando orientada pelo seu antecessor Andreu Bou. A Espanha durante o Europeu de Matosinhos não contou com nenhuma atleta com uma média nos dois dígitos, e registou uma média inferior a 60 pontos por jogo. Só assim conseguirá repetir a presença na final, e manter os bons desempenhos e classificações das edições anteriores.

 

Quanto às atletas convocadas, a dupla de bases composta por Natalia Rodriguez e Paloma Gonzalez, que se evidenciou em Matosinhos, está de regresso, bem como a melhor marcadora (9.7 pontos) e especialista da linha de três pontos Aina Ayuso. Sofia Galeron, a única atleta que esteve efetivamente bem no último ano da linha dos 6.75 metros, 52% de média, e melhor ressaltadora da equipa (6 de média), faz igualmente parte do grupo de trabalho. Victor Lapena terá que lidar e ultrapassar a ausência, por lesão, de Iris Junio, uma das jovens mais promissoras de Espanha.  

 

14 convocadas:

Andrea Alcantra       

Aina Ayuso    

Paula Charro

Sofia Galeron

Paloma Gonzalez      

Ainhoa Lacorzana     

Irene Medel  

Olatz Pino

Dolares Pendande   

Alba Prieto    

Lucia Rodriguez        

Natalia Rodriguez

Silvia Serrat  

Aixa Wone

Competições | FPB | Seleções
3 JUN 2016

Mais Notícias