“Esperamos uma equipa que dará tudo para tentar contrariar o nosso favoritismo”

A APD Braga, recém-campeã nacional de basquetebol em cadeira de rodas (BCR), sem qualquer derrota, tentará este sábado obter a "dobradinha" na final da Taça de Portugal, face ao GDD Alcoitão.

Atletas | Competições | Treinadores
25 MAI 2017

 

Porém, apesar do favoritismo, não se esperam facilidades para a turma minhota, conforme nos revelou o seu treinador, Ricardo Vieira, em entrevista à FPB.

A APD Braga não perdeu um único jogo esta temporada, entre campeonato e Taça. Pensa que isso traz total favoritismo à sua equipa para esta final?

Tendo em conta o histórico entre as duas equipas e o facto de nos termos sagrado campeões nacionais invictos, podemos dizer que neste caso o favoritismo para a conquista da Taça de Portugal estará sim do nosso lado. No entanto, sabemos que se trata de uma final em campo neutro, em que também já fomos felizes, pois o ano passado conquistámos a Taça no mesmo local, mas será sempre um jogo em que nos exigirá a máxima concentração, como temos feito ao longo de toda competição.

 

Até chegar a este jogo, a APD Braga deixou pelo caminho APD Sintra e APD Leiria, terceiro e segundo classificados da Liga, respetivamente. Estas vitórias trarão ainda mais alento?

Sem dúvida alguma. Aquando do sorteio, na altura, muitos diziam que se não fosse num jogo seria no outro que poderíamos ficar pelo caminho, pois são duas equipas fortes com bons atletas, mas sabíamos que em caso de vitórias nos mesmos jogos isso nos embalaria para uma final “mais tranquila”. Porém, ao longo do campeonato temos visto uma equipa de Alcoitão aguerrida, em que inclusivamente venceu a APD Sintra, o que demonstra o perigo que uma equipa como Alcoitão poderá causar. Por tudo isso, sentimo-nos com confiança para o jogo, mas obviamente que esperamos uma equipa que dará tudo para tentar contrariar o nosso favoritismo.

 

Avaliando o GDD Alcoitão, em que aspetos a APD Braga terá que ser mais forte? Quais são os maiores perigos do adversário?

 O GDD Alcoitão, não podemos esquecer, tem no seu palmarés, atualmente, dois jogadores que fazem parte de um grupo que compõe a Seleção Nacional – Marco Gonçalves e Hugo Maia -, atletas com muita experiência, rápidos, tendo ainda outros que conseguem trabalhar em áreas mais próximas do cesto. Penso que poderá passar por aí, ou seja, impedir a penetração de alguns elementos em zonas mais próximas do cesto e evitar as perdas de bola que permitem contra-ataques. Na minha opinião, esses são os maiores perigos, sendo que pretendemos também estar mais atentos aos jogadores referenciados atrás, pois possuem uma qualidade técnica acima da média e um tiro de média-distância com boas percentagens.

 

Olhando em jeito de rescaldo para esta temporada, esperava um domínio tão claro?

Ao longo do campeonato fomos tendo essa perceção. Tivemos quase no início do campeonato a notícia do regresso de Márcio Dias (um dos melhores jogadores portugueses da atualidade), mas também tivemos a notícia de alguns retornos de atletas para outras equipas. Sabíamos que com esse regresso a equipa iria ficar muito mais forte e com mais soluções, e após o jogo com a APD Sintra, em que vencemos fora por 59-62 depois de estarmos a perder por quase 20 pontos, a equipa reagiu e começou a praticar um basquetebol de alto nível. Entendemos que poderíamos repetir o feito da época passada, ou seja, conquistar todos os trofeus nacionais, mas de forma invicta, esse passou a ser o nosso objetivo. Para já conseguimos a Supertaça, diante da APD Leiria, o campeonato só com vitórias também e agora falta a conquista da Taça de Portugal, que é sempre um jogo de festa e que no nosso caso poderá ser também de consagração. De qualquer forma, e como não damos nada como garantido, apesar da história recente nos indicar como favoritos, iremos praticar o nosso melhor basquetebol, pois só assim poderemos respeitar o nosso adversário. Aproveito para desejar ao GDD Alcoitão um bom jogo e que seja mais uma vez a festa do basquetebol a vencer.

 

Atletas | Competições | Treinadores
25 MAI 2017

Mais Notícias