Espetáculo à vista em Oliveira de Azeméis

Este sábado, a partir das 15 horas, há duelo de titãs, com a UD Oliveirense a receber o SL Benfica, numa partida que vai ter transmissão na RTP2.

Competições | Treinadores
10 JAN 2020
Em jeito de antevisão desta reedição da última final da Liga Placard, falámos com Norberto Alves e Carlos Lisboa, treinadores do campeão nacional e das “águias”, respetivamente.

Norberto Alves (UD Oliveirense)

A UD Oliveirense vai numa série de quatro triunfos consecutivos e tem agora pela frente o Benfica. Esta partida surge na melhor altura?
Vencer torna-se obrigatório para que a vossa equipa ainda aspire à liderança da Fase Regular?
Pensamos que a nossa melhor forma  ainda está por vir, no entanto temos de estar sempre preparados para jogar ao nosso melhor nível.
Chegar ao primeiro lugar da Fase Regular é mais difícil este ano, visto termos perdido dois jogos em casa.
Vencer esta partida é importante, fundamentalmente para ganharmos a confiança necessária para perceber que podemos competir e ganhar às melhores equipas, como é o caso do Benfica.
O Benfica vem de uma vitória europeia e soma 11 resultados positivos consecutivos na Liga. Trata-se do maior rival na luta pelo título?
O Benfica é uma equipa bastante experiente, muito alta, com excelentes jogadores, e que está a jogar muito bem, quer na competição nacional, quer na Europa.
Com o Sporting e o FC Porto são as equipas mais fortes do nosso campeonato e situo-as ao mesmo nível, apesar de terem cada uma delas formas de jogar diferentes.
As quatro derrotas averbadas foram o “preço a pagar” pela consolidação de equipa? Sente que a Oliveirense já está com o rendimento que esperava?
As derrotas foram a consequência de uma equipa com um nível de jogo abaixo dos anos anteriores, devido à perda de muitos jogadores.
Além disso, tivemos de mudar três atletas, um deles por não corresponder às nossas expectativas, e outros dois por aspetos que eu chamo de treinabilidade.
Neste momento a equipa está a evoluir para o nível de rendimento desejado. Agora uma coisa eu sei: uma grande equipa não se constrói em poucos meses quando muitos dos jogadores nem conhecem o nosso campeonato.
É preciso tempo. Eu sei que estaremos bem nos momentos críticos da época.

Carlos Lisboa (SL Benfica)

O Benfica soma 11 vitórias consecutivas na Liga Placard e tem agora pela frente a Oliveirense, depois de um importante triunfo europeu. Esta é a melhor altura para jogar em Oliveira de Azeméis?
O Campeonato é composto por 14 equipas e todas têm de jogar umas contra as outras. Como eles já vieram a nossa casa, agora é a nossa vez de ir lá. A altura é a aquela que o calendário determinou.
Esta Oliveirense sofreu várias alterações, mas parece estar no melhor momento da temporada. Quais são as maiores qualidades do adversário?
A Oliveirense é o atual campeão nacional, uma equipa bem estruturada e que joga um bom basquetebol, e por isso temos de estar muito bem defensivamente e ser coletivos em termos ofensivos.
A boa forma do Benfica na Liga está relacionada com a prestação europeia? Sente que a sua equipa se encontra com mais ritmo no Campeonato por força das exibições na FIBA Europe Cup?
Nós temos feito o nosso trabalho para estar em diversas competições. É desgastante jogar e viajar quarta-feira, sábado, quarta-feira, mas escolhemos este caminho e o nosso objetivo é estar sempre o melhor possível em qualquer jogo, de maneira a lutar pelo nosso objetivo, que é vencer.
Competições | Treinadores
10 JAN 2020

Mais Notícias