“Esta competição faz jus ao título de Cidade Europeia do Desporto 2017”

Em vésperas de ter início a X Taça Vítor da Liga Feminina, entrevistámos Sandra Almeida, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Gondomar, que anteviu a competição que irá decorrer no Pavilhão Multiusos da cidade, destacando ainda alguns dos maiores atrativos da zona.

Competições | FPB
30 SET 2016

Está quase aí a chegar a X Taça Vítor Hugo da Liga Feminina, que terá como palco o Pavilhão Multiusos de Gondomar. O que espera desta competição e o que significa para vós a realização desta na cidade?

É uma excelente forma de promover a  modalidade tendo como particularidade a promoção da  Igualdade de Género. A realização deste evento em Gondomar permite uma vez mais colocar a cidade na rota das grandes competições desportivas fazendo jus ao título que lhe foi reconhecido de “Cidade Europeia do Desporto 2017”.

Falando um pouco da cidade de Gondomar e de todo o município, qual é o atual ponto de situação em termos desportivos? Quais as principais modalidades? E o número de clubes/praticantes?

Gondomar é caracterizado pela sua dinâmica e ecletismo desportivo. Com um  movimento  associativo  forte  no  Concelho,  conta com cerca de 150 associações  desportivas, sendo que estas  têm  um  papel impulsionador na área desportiva, contribuindo de forma fundamental para o alargamento da prática desportiva a uma grande parte da população, implementando diferentes modalidades e sensibilizando para hábitos de vida saudáveis através da prática do desporto. O  pavilhão  Multiusos,  equipamento  ímpar  de  excelência no país construído em 2007, proporciona um espaço propício à prática de diferentes modalidades desportivas, impulsionando o acesso das populações à prática desportiva, não só de lazer como de alta competição. Este  espaço  possibilita  a  vinda  de  atletas  de  alta  competição,  para  além  de  atrair  inúmeras competições nacionais e internacionais. Gondomar é um Concelho com uma forte tradição nos desportos aquáticos, nomeadamente na canoagem e no remo, possuindo mesmo um  Centro  de  Alto  Rendimento  de  Desportos  Náuticos.  Com forte tradição ao nível do ciclismo, canoagem, remo, ténis de mesa, voleibol, futsal, patinagem artística entre outros, é hoje grande a aposta na formação de jovens, vindo a revelar-se nos últimos anos diversos campeões nacionais e internacionais

Esta competição irá durar todo o fim de semana. Quais são os principais pontos de interesse da zona? Para todos aqueles que queiram passar os dois dias em Gondomar.

Em simultâneo decorrem no concelho as festas do Concelho, que tiveram início com a Noite Branca a 2 de setembro e que terminarão a 9 de outubro, no Largo do Souto e áreas envolventes, ou seja, a 500 metros do Multiusos. Depois temos o Monte Crasto, que se situa no concelho de Gondomar, mais propriamente em São Cosme, que constitui uma fortaleza natural. De destacar ainda a Casa Branca de Gramido, imóvel histórico na marginal de Valbom, em Gondomar, e a margem direita do Concelho de Gondomar, onde temos 35 km  de extensão do Rio Douro, com uma paisagem única.

Que mensagem quer deixar aos amantes de basquetebol (e não só) que tenham intenção de assistir ao evento?

O município de Gondomar dá as boas vindas a   todos os amantes do Basquetebol e do Desporto que se juntarem a esta evento que irá decorrer em Gondomar, no próximo fim de semana, desejando que seja um grande momento de promoção desportiva e do fair play. Esta será também uma excelente oportunidade para conhecerem Gondomar, bem como as suas gentes, porque Gondomar é D´ Ouro!

Competições | FPB
30 SET 2016

Mais Notícias