“Estamos certos de que mais cedo ou mais tarde a subida vai acontecer”

Pelo segundo ano consecutivo, o SC Braga assume-se como a equipa sensação da Taça de Portugal Masculina, sendo o único representante da 1.ª Divisão ainda presente na competição.

Atletas | Competições | Treinadores
9 NOV 2017

Quisemos falar com João Chaves, treinador da formação minhota, que nos deu conta das principais razões para o sucesso, assumindo ambição no discurso, também a pensar no campeonato.

Na época passada o SC Braga alcançou os oitavos-de-final da Taça de Portugal, deixando pelo caminho duas equipas da Proliga, e esta temporada está bem lançado, tendo já deixado pelo caminho o Casino Ginásio. Estamos na presença de uma formação talhada para esta competição?

Não diria que somos talhados para esta competição, tentamos apenas encarar todas as competições com a mesa seriedade e compromisso que fazemos sempre que entramos em campo. Além disso, o objetivo na taça passa por ir o mais longe possível com o intuito de jogarmos com equipas de escalões superiores e, felizmente, temos sido os "sortudos" que o conseguem. Aproveito este espaço para pedir à FPB que reflita sobre este modelo da taça que obriga as equipas de escalões inferiores a fazer cinco ou seis eliminatórias, apurando apenas duas equipas "sortudas" (de 79 possíveis) que irão poder competir com as duas divisões de topo. Para mim a taça sempre foi vista como uma festa e seria muito mais interessante para as equipas mais modestas poderem receber as melhores e talvez mostrar aos seus atletas como é uma formação "profissional". Compreendo que do ponto de vista competitivo pode não ser tão interessante, mas continuamos a desprezar as divisões inferiores quando é nestas que encontramos o maior número de clubes, atletas, treinadores e dirigentes.

 

Quais são os principais fatores, na sua ótica, que ditaram o desempenho do SC Braga, até agora, na competição desta temporada? A equipa já vai em seis vitórias.

Os principais fatores são os mesmos de sempre: muito trabalho, compromisso e dedicação por parte dos atletas, dos treinadores e do clube que tenta sempre proporcionar as melhores condições possíveis. Para além disso, este é um projeto que se iniciou há seis anos e que está agora a atingir alguma maturidade e estabilidade. Esta equipa é composta por atletas formados no clube, sete deles com 18 anos e onde o mais velho tem 25. Fazem parte do plantel várias gerações do clube e tudo o que temos alcançado é fruto do trabalho dos treinadores de formação que têm conseguido motivar os nossos atletas a treinar mais e melhor, chegando aos seniores muito bem preparados. Chegados aqui, é-lhes pedido que trabalhem com compromisso e seriedade e até algum "profissionalismo", sabendo que de profissionais só têm mesmo o tempo que despendem…mas tenho a certeza de que um dia o “prémio” irá chegar!

 

E em relação ao campeonato? Quais são os principais objetivos do SC Braga? A subida de divisão é uma meta a alcançar?

Relativamente ao campeonato, e depois da época passada extraordinária que fizemos (22 vitórias e duas derrotas), que mesmo assim não nos permitiu subir de divisão, não temos dúvidas de que esse é o objetivo principal para esta época desportiva. A nossa máxima desde há vários anos passa sempre por melhorar a classificação do ano anterior e, neste caso, isso significa subir de divisão. Acreditamos também que o clube está agora melhor preparado para dar este salto, temos a certeza de que em termos de qualidade estamos ao nível das equipas da Proliga, mas também temos consciência de que o passo mais difícil é mesmo o que nos falta, ou seja, conseguir a subida. Tal como referi anteriormente, temos uma equipa extremamente jovem, com média de idades de 20 anos e que naturalmente ainda tem muito por onde crescer e evoluir. Estamos certos de que mais cedo ou mais tarde a subida vai acontecer, mas também sabemos que quanto mais cedo acontecer, melhor será para os atletas e para o clube. Tudo faremos para que isso seja possível já este ano!

Atletas | Competições | Treinadores
9 NOV 2017

Mais Notícias