«Estamos preparadas»
O Vagos recebe este fim-de-semana a Quinta dos Lombos, equipa que tem estado em plano de evidência na Liga Feminina, determinado a fazer esquecer as derrotas da primeira volta e da Taça Federação registadas frente a esta equipa.
Atletas | Competições
8 FEV 2011
Embora reconheça que a formação de Carcavelos tem muita qualidade, Joana Lopes não tem dúvidas que as actuais campeãs nacionais vão conseguir ser bem sucedidas, não só nesta importante partida, como também na revalidação do título.
O campeonato da Liga Feminina está a revelar-se um dos mais competitivos dos últimos anos, com várias equipas a demonstrarem que podem aspirar ao título. São vários os conjuntos com potencial para discutir o título e tudo irá depender do momento de forma e da química dos grupos quando se atingir a fase decisiva da prova. “Na minha opinião a Quinta dos Lombos, o CAB e o Algés são as três equipas com condições de discutir o título por nós conquistado o ano passado”Mas de entre os candidatos desta temporada, Joana Lopes não tem dúvidas em apontar a Quinta dos Lombos, próximo adversário da equipa, como a maior surpresa da época. “Acho que elas conseguem ter um grupo muito forte e equilibrado, com duas estrangeiras de qualidade, bem como portuguesas.”O jogo do próximo fim-de-semana, que coloca frente a frente a equipa do Vagos e o líder do campeonato, a Quinta dos Lombos, poderá ser decisivo para definir o campeão da fase regular. As actuais campeãs nacionais estão a postos para alterar a tendência dos últimos duelos entre estas duas equipas. “Claro que estamos preparadas. Temos tido alguma má sorte ao longo do campeonato, com muitas lesões, mas agora estamos bem, com muita energia, vontade de jogar e de ganhar o jogo.Para explicar o sucesso da formação de Carcavelos, a internacional portuguesa destaca o conjunto, embora considere um trio como sendo decisivo na prestação da equipa. “A americana exterior tem um tiro muito bom; a Paula Muxiri é uma jogadora interior bastante forte e a base Feli é uma jogadora muito explosiva e com uma boa capacidade física. Têm outras boas jogadoras mas na minha opinião o jogo delas passa muito por estas três.”Ainda há bem pouco tempo estas duas equipas defrontaram-se na Taça Federação e o resultado foi desfavorável às campeãs nacionais (58-65), à imagem do que sucedeu no jogo da primeira volta, em Carcavelos (55-60). Da análise desse último jogo, Joana não considera que a equipa tenha que promover grandes alterações na sua forma de jogar. “ Não é necessário mudar muita coisa. Acho que estivemos bem durante a maior parte do jogo e no final faltaram as pernas. Estávamos muito condicionadas por lesões e doenças, o que não ajudou muito na rotação da equipa!”Lista dos jogos da Liga feminina para este fim-de-semana:Sábado, dia 12 de Fevereiro16.00 horas – AD Vagos x AFC Liberty Seguros17.30 horas – MrGroup/Olivais x Barcelos MendanhaSousaDomingo, dia 13 de Fevereiro14.30 horas – GDESSA x AFC-Liberty Seguros16.00 horas – AD Vagos x Quinta dos Lombos16.00 horas – União Micaelense x CAB Madeira17.30 horas – MrGroup/Olivais x CDTN-OAB18.00 horas – Mcell-Algés x Barcelos MendanhaSousa