“Estarmos presentes na Fase Final é sinal da nossa competitividade”

O Olivais Coimbra estreia-se esta noite, às 22 horas, na Fase Final do Campeonato Nacional de Sub 16 Femininos, frente à Quinta dos Lombos.

Atletas | Competições | Treinadores
1 JUN 2016

Leonor Silva, treinadora da equipa da cidade dos estudantes, espera dificuldades e muito equilíbrio, apelando por isso à união do seu plantel.

Na sua opinião, há algum favorito a vencer esta Fase Final?

Sendo uma final a quatro, em que há equipas que ainda não se cruzaram esta época, não é fácil identificar à partida um favorito. Além disso, o exemplo que temos desta época, nas fases finais que já decorreram dos outros escalões, é que existe exatamente um grande equilíbrio entre as equipas finalistas.

 

Que análise faz dos adversários?

O adversário que conhecemos melhor é o G.D. Gafanha, por fazer parte da Zona Norte, como nós. Tem atletas com bastante qualidade, não estivessem três delas a ser chamadas às seleções nacionais, tem uma equipa de uma estatura e envergadura grandes, ganhando muita vantagem perto do cesto, e é uma equipa rápida e das que sai melhor em contra-ataque. Sem dúvida uma equipa de muito respeito e forte.As formações da C.R.C. Quinta dos Lombos e do C.B. Queluz, ao fazerem parte da Zona Sul, acabamos por não conhecer, por isso, tão bem. No entanto fazem parte do distrito que venceu as Festas de Basquetebol Juvenil deste ano, logo não temos dúvidas de que sejam também equipas com grande valor.

 

Em que aspetos as suas jogadoras terão que ser mais fortes?

O modelo da Fase Final implica uma grande carga física e psicológica e é nesse ponto que teremos que ser muito fortes. O Olivais Coimbra é uma equipa bastante jovem e é a primeira vez que se vê posta à prova num ponto alto que implique três jogos seguidos. Por isso, só temos de ser capazes de permanecer focadas nas tarefas que cada uma tem que realizar no momento, sem prejuízo de qualquer ação menos boa anterior e mantermo-nos unidas para que nenhum tipo de cansaço atrapalhe o desempenho da equipa.

 

O título nacional foi um objetivo traçado desde o início da época?

O maior objetivo para o Olivais Coimbra é potenciar as suas atletas enquanto jogadoras de basquetebol e consequentemente terem possibilidades futuras para integrar seleções distritais, nacionais e equipas seniores. Pelo caminho, lutamos para ser competitivas com as melhores equipas do país porque, afinal, seremos melhores competindo com as melhores. Por isso, estarmos presentes, este fim de semana, na Fase Final da competição que disputamos, é consequência desse caminho (que não começou apenas este ano, pelo contrário).Com isto, procuramos fazer o que fizemos até aqui, sermos competitivas perante as melhores adversárias do país, lutarmos bravamente em cada jogo e arrancarmos, no final, o sucesso para o nosso lado. Contamos fazê-lo, claro, com o apoio incondicional de quem mais nos tem acompanhado neste percurso fantástico: os nossos pais.

 

Atletas | Competições | Treinadores
1 JUN 2016

Mais Notícias